Hoje, 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore no Brasil. Para marcar da data, a Associação Caatinga lançou um projeto para ajudar a reflorestar bioma 100% brasileiro, que é a Caatinga. O objetivo é disseminar o conhecimento técnico, treinar coletores de sementes e restaurar florestas de ecossistemas degradados.
De acordo com a associação, a data foi pensada como forma de ajudar os brasileiros a refletirem sobre a importância da floresta e dos seres vivos.
Entre as atividades a serem desenvolvidas está a restauração florestal do entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Neném Barros, localizada no município de Crateús (CE).
O coordenador-geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, explica que a “ação vai beneficiar 20 hectares ao redor da área, contribuindo com a recomposição de uma região degradada e protegendo ainda mais a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)”.
Dia da Árvore: Restaura Caatinga
Segundo Daniel Fernandes, o projeto foi nomeado como ‘Restaura Caatinga’ e contempla quatro objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU):
- Educação de qualidade (ODS 4);
- Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11);
- Ação contra a mudança global do clima (ODS 13);
- Vida terrestre (ODS 15).
A associação ainda afirma que o projeto está alinhado à Década de Recuperação dos Ecossistemas (2021-2030), estabelecida pela ONU. O projeto Restaura Caatinga está dividido em três etapas. Confira:
Primeira atividade: Realização de curso online de restauração ecológica da Caatinga para atores envolvidos na cadeia de recuperação do bioma.
Segunda atividade: Consolidação da Reserva Natural Serra das Almas como ponto de treinamento de coletores de sementes. Local fica entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
Terceira atividade: Restauração de 20 hectares de ecossistemas da Caatinga da RPPN Neném Barros, em Crateús, a partir de uma técnica desenvolvida pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Caatinga
Exclusivamente brasileira, a Caatinga está concentrada na Região Nordeste do País, onde o clima é semiárido. Sua área é de aproximadamente 734.478 km², ou seja, corresponde a 70% da região Nordeste e 11% do território brasileiro.
A Caatinga compreende estados como a Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Ela faz parte de uma das 37 regiões do planeta que devem ser conservadas, pois contribui para a biodiversidade.
- Com informações da Agência Brasil