Nesta quinta-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Solo, no qual é um fator principal para a sobrevivência de todos os seres vivos.
A partir do solo é que ocorre o desenvolvimento das plantas, além disso, é do solo que são extraídas matérias primas, como areia e argila que são utilizadas para fabricar diversos utensílios.
Dia Mundial do solo
Conforme a FAO, os solos são a base da agricultura e os produtores dependem deles para produzir 95% dos alimentos.
Sendo assim, a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 milhões de pessoas ou até 40% da população mundial. Portanto, nesta data, vale destacar sobre a importância de manter o solo vivo, com o intuito de proteger a biodiversidade e aumentar a segurança alimentar.
Para recuperar os solos degradados, a Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), orienta sobre o monitoramento para entender os efeitos do uso da terra e do manejo.
Com base no pesquisador Alberto Bernardi, a caracterização do solo é um dos exemplos de preservação, pois a partir disso é possível realizar o manejo sustentável dos sistemas de produção, garantindo assim a segurança alimentar de toda a população.
Portanto, com o auxílio da ciência, preservação, tecnologia e políticas públicas bem conduzidas, é possível combater os problemas relacionados ao solo.
Práticas sustentáveis são pontos-chaves para evitar os efeitos climáticos adversos e poder usufruir do solo no qual é necessário para qualidade de vida e segurança alimentar global.
Confira como cuidar do solo
Para preservar o solo é essencial manter alguns cuidados básicos. Dentre eles está a adubação verde, no qual a prática consiste no plantio direto de espécies vegetais para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo.
Na ocasião, o plantio pode ser feito feito em pré-cultivo ou rotação de culturas, em consórcio de lavouras, ou em faixas.
Outro ponto está o manejo biológico, que é a utilização de microorganismos, como fungos e bactérias, que visa diminuir e evitar pragas e doenças que podem afetar o cultivo dos alimentos.