O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu uma série de alertas para o Sul do Brasil devido à chegada de uma frente fria que intensifica áreas de instabilidade na região.
A previsão inclui chuvas fortes, rajadas de vento, queda de temperatura e risco de granizo ao longo da semana.
Previsão de tempestades no Sul do Brasil

Para este domingo (21), a previsão indica que a frente fria intensifica as tempestades no Rio Grande do Sul. No sudoeste e centro do estado, a expectativa é de chuva volumosa, que pode chegar a 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h, granizo e raios. O aviso do INMET é de Grande Perigo (vermelho).
Nas demais áreas gaúchas, bem como em Santa Catarina e no sul do Paraná, também há risco de tempestades, com alerta de Perigo (laranja).
Na segunda-feira (22), a frente fria avança para o Sudeste e o Centro-Oeste do país, elevando as chances de temporais no centro e sul de Mato Grosso do Sul e em São Paulo. No Sul, a chuva persiste em Santa Catarina e Paraná, mas enfraquece no Rio Grande do Sul, onde a principal mudança será a queda acentuada das temperaturas com a chegada de uma massa de ar frio.
Na terça-feira (23), o frio se espalha pelo Sul, além do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Há possibilidade de geada fraca nos planaltos de Santa Catarina e do Paraná.
