As festas do fim de ano estão chegando, Natal e Ano Novo, e é hora de reunir a família e amigos para comemorar a data. Entretanto, é preciso pensar também nos impactos econômicos na sua vida e os ambientais ao seu redor.
Comida, árvores e presentes são comuns nesta época do ano, mas o consumo excessivo nestas grandes datas varejistas faz com que as compras e descartes inapropriados dos produtos contribuam para o esgotamento de recursos naturais.
- Entretenimento: Aumento nos custos provoca alta nos preços e queda na comercialização de frutas natalinas
O consumo inconsciente de água, energia e até mesmo de matéria-prima, além da emissão de poluentes e geração de resíduos em excesso, são fatores que podem gerar um impacto negativo para o planeta, mesmo que, à princípio, não seja percebido de forma clara por quem está celebrando. Por isso, as festas ficam ainda melhores se tudo for feito pensando no meio ambiente.
Para isso, o Agro2, junto com a TerraCycle, trouxe ficas valiosas para comemorar as festas de forma consciente, diminuindo os impactos ambientais causados e as consequências geradas. Veja!
Natal consciente 2022
Um levantamento feito pela Vitamina Pesquisa, mostra que o Natal é o evento de fim de ano preferido para 73% das pessoas. Entretanto, ambientalistas avaliam que a data pode ser comparada a um dos maiores desastres ambientais do ano no mundo. Por esta razão, o consumo consciente é fundamental para reduzir o impacto ambiental desta época do ano.
De acordo com a TerraCycle, empresa de gestão de resíduos, a mudança de hábito é extremante importante para ajudar neste processo. A gestora de Marketing e Relacionamento da TerraCycle, Renata Ross, afirma que é preciso entender o impacto que cada ação possui, se é positiva ou negativa, em vários aspectos como economia, natureza e sociedade.
- Mercado: Ministério da Agricultura intercepta 49 toneladas de uva-passa contaminada na fronteira do Brasil
A gestora lista pequenas ações que podem ser feitas de forma individual e fazem grande diferença nesta época do ano:
- Substituir os copos descartáveis por garrafas ou canecas;
- Trocar o carro pela bike ou caminhada quando possível;
- Listar e comprar somente o que foi necessário;
- Fazer compras somente quando houver necessidade, e não por impulso;
- Tomar banhos rápidos;
- Separar e reciclar seu lixo doméstico;
- Utilizar menos folhas sulfites sem necessidade;
- Desapegar da sacola plástica e usar ecobag;
- Descartar o óleo de cozinha corretamente;
- Apagar as luzes de Natal durante a madrugada.
“Não precisamos de muito para criar um cidadão consciente de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente. Poucas mudanças de rotina e atenção às suas necessidades de consumo são o primeiro passo para mudar o cenário ambiental”, finaliza Renata