Uma onda de calor deve atingir parte do Brasil nos próximos dias, fazendo a temperatura chegar na casa dos 40ºC em algumas localidades.
A previsão é que a onda de calor persista até o dia 18 de janeiro. As informações são do ClimaTempo.
Onda de calor
Nos próximos dias, ventos fortes em níveis elevados da atmosfera vão impedir a passagem de frentes frias para o norte da Argentina e o Uruguai. Com isso, o ar polar não conseguirá alcançar essas áreas, permitindo que uma intensa massa de ar quente se instale.
Além do norte argentino e do território uruguaio, o calor extremo deverá atingir também o Paraguai, partes do Sul do Brasil e o estado de Mato Grosso do Sul. Essa condição caracteriza uma ‘onda de calor’, com previsão de temperaturas superiores a 40°C em várias regiões.
No Brasil, as áreas mais afetadas incluem o Oeste do Rio Grande do Sul, especialmente regiões próximas à Argentina, e Oeste e sul de Mato Grosso do Sul, próximo à divisa com o Paraguai.
Outras áreas, como a maior parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, extremo oeste de São Paulo e centro-sul de Mato Grosso do Sul, também sentirão calor intenso, com temperaturas chegando a 38°C.
Até agora, o recorde de temperatura em 2025 foi registrado no dia 10 de janeiro, quando os termômetros marcaram 41,8°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão indica que a onda de calor deve durar até o dia 18 de janeiro. No entanto, uma frente fria é esperada no Rio Grande do Sul a partir do dia 19, trazendo alívio ao calor intenso.