A última semana de janeiro deve apresentar grande variação no clima brasileiro, com chuvas significativas em algumas regiões e calor intenso em outras.
Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o Norte do país, Minas Gerais e o Rio de Janeiro registram os maiores volumes de chuva. Já o Sul, partes do Nordeste e o Centro-Oeste enfrentam dias mais quentes, com termômetros podendo atingir 38 °C em algumas áreas.
Calor intenso e chuvas fortes

Na Região Norte, os totais de precipitação devem variar entre 50 mm e 100 mm, com destaque para Acre, oeste do Amazonas e Pará, onde os volumes mais altos devem ocorrer. A temperatura máxima deve ficar entre 26 °C e 34 °C, enquanto as mínimas devem se manter estáveis, entre 22 °C e 24 °C.
O Nordeste apresenta um cenário heterogêneo. A região central permanecerá sem chuvas, mas Maranhão, oeste da Bahia e extremo oeste do Piauí terão um aumento na umidade, principalmente no início da semana. Na Bahia, há previsão de chuvas volumosas a partir de domingo (1º).
As máximas podem variar entre 34 °C e 38 °C em pontos como sul do Piauí, leste do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, enquanto as mínimas ficam entre 20 °C e 24 °C, podendo superar 24 °C no norte da região.

No Centro-Oeste, a chuva será irregular, com volumes próximos de 50 mm na maior parte da região. Já no leste do Mato Grosso e oeste de Goiás, os acumulados podem alcançar 100 mm.
As temperaturas máximas se mantêm altas em Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, entre 34 °C e 36 °C, com mínimas entre 22 °C e 24 °C. No leste de Goiás e no Distrito Federal, as mínimas devem variar entre 18 °C e 20 °C.
O Sudeste deve ficar em alerta para possíveis chuvas extremas. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), os acumulados podem superar 120 mm em locais como leste de São Paulo, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais, Zona da Mata e todo o Rio de Janeiro.
Por fim, o Sul do país terá predomínio de tempo seco, causado por um sistema de alta pressão, favorecendo calor intenso nos primeiros dias da semana. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, as máximas podem variar de 32 °C a 38 °C, acima da média histórica em 5 °C a 7 °C até quarta-feira (28).







