O Congresso Brasileiro do Quarto de Milha acontece de 13 a 23 de abril, no município de Araçatuba, interior do estado de São Paulo, no Parque Clibas de Almeida Prado. As disputas em 22 modalidades esportivas, com uma das raças de cavalos mais famosas e imponentes do mundo, tem transmissão online no Canal do Youtube da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), que é organizadora do evento.
Durante a 32ª edição do evento, mais de 1,5 mil competidores de diversas idades participam dos esportes equestres, com quase 2,6 mil cavalos quarto de milha. A premiação para os vencedores pode passar de R$ 3 milhões.
Entre as provas estão: laço individual técnico, Breakaway Roping, Rédeas, Três Tambores, Western Pleasure, Working Cow Horse, Apartação, Cinco Tambores, Maneabilidade e Velocidade, Laço Cabeça, Laço Pé, Seis Balizas, Ranch Sorting, Team Penning, Laço em Duplas. Além disso, haverá Performance Halter e Conformação de fêmeas e machos; e leilão de animais.
No 32º Congresso Brasileiro, as modalidades esportivas que tiveram maior crescimento foram: Maneabilidade (141%), Working Cow Horse (83%), Cinco Tambores (54%), Seis Balizas (50%) e Western Pleasure (47%).
Congresso Brasileiro do Quarto de Milha: como participar?
Para quem quer assistir pessoalmente, é necessário fazer o credenciamento prévio, no dia anterior a ida, no portal abqm.com.br, das 8h às 17h.
Se preferir acompanhar as provas online, a transmissão ao vivo acontece pelo canal da ABQM no Youtube. Mais informações: www.abqm.com.br/hotsite/congressobrasileiro-2023.
A Raça Quarto de Milha
A origem da raça de cavalos quarto de milha se deu nos Estados Unidos, com a chegada dos europeus ao continente norte americano, por volta de 1611. O animal é descendente do cruzamento dos cavalos trazidos pelos ingleses, espanhóis e cavalos indígenas. Para o registro dessa raça são aceitos cruzamentos entre Quartos de Milha e Puros Sangue Ingleses.
O resultado foi um equino musculoso e veloz, característica que o tornou muito famoso durante a guerra da independência, quando os colonizadores disputavam corridas entre três cavalos que corriam até um quarto de milha, daí o nome.
Os cavalos quarto de milha tem extrema docilidade, conseguindo partidas rápidas, paradas bruscas, grande capacidade de mudar de direção e habilidade de girar sobre si mesmo.
É adaptável aos ambientes, sendo um instrumento de força, transporte e difícil de ser derrotado em provas eqüestres, além de melhorador de plantel. Considerado o cavalo mais versátil do mundo, é usado nas modalidades de conformação, trabalho e corrida.
Hoje no Brasil, existem mais de 660 mil animais da raça quarto de milha registrados. Cavalos que medem em torno de 1 metro e 50 centímetros, com orelhas pequenas, alertas e bem distanciadas entre si. Seu focinho pequeno e narinas grandes marcam a sua aparência.