O Ministério da Saúde (MS) confirmou, na noite desta quarta-feira (17/5,) que o Espírito Santo registrou o primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano do país.
O indivíduo é um homem de 61 anos, que trabalha como funcionário em um parque municipal em Vitória, onde uma das três aves foi encontrada com resultado positivo para a doença no estado.
Gripe aviária em humano no Brasil
▪️ O paciente apresenta sintomas leves de gripe e, de acordo com o protocolo de vigilância sanitária, encontra-se em isolamento e está sendo monitorado pelas equipes de saúde do município.
▪️ O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo está realizando a análise da amostra do paciente suspeito, bem como das amostras de outras 32 pessoas que também trabalham no parque.
▪️ Os resultados dessas análises serão fundamentais para confirmar ou descartar a presença do vírus da gripe aviária.
▪️ Após a análise no Lacen, as amostras serão enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é o laboratório de referência para o estado. Nesse laboratório, elas serão manipuladas em áreas de biossegurança NB-3.
- Gripe aviária: ABPA orienta avicultores a redobrarem cuidados
▪️ Até o momento, não há registros de casos confirmados de gripe aviária H5N1 em seres humanos no Brasil.
Transmissão
▪️ A doença é transmitida por meio do contato com aves doentes, tanto vivas quanto mortas.
▪️ De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus H5N1 não infecta facilmente os seres humanos. Quando ocorre a infecção em humanos, é importante destacar que a transmissão de pessoa para pessoa geralmente não se sustenta.
▪️ Na última segunda-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a contaminação de três aves com o vírus da gripe aviária no litoral capixaba.