A 2ª edição do Festival do Cordeiro acontece até dia 7 de maio em Hidrolândia, no centro de Goiás, na Quadra de Esportes do município. O evento expõe ovelhas, carneiros e cordeiros das raças Dorper e White Dorper.
A realização é do Sindicato Rural de Hidrolândia, em parceria com o Sistema Faeg Senar, Sebrae e a Prefeitura. Segundo os organizadores, o objetivo é movimentar o mercado de ovinos de Goiás e chamar atenção de criadores para as possibilidades dessa cadeia produtiva.
“A intenção é fomentar a cadeia da ovinocultura no Brasil e no estado de Goiás. Goiás importa de outros estados e o Brasil de outros países, carne de ovelhas e cordeiros. A ideia é diversificar a produção, incentivar a criação dos animais de forma correta, estimular o mercado a ter locais pra abater e estimular a comercialização”, explica Fernando Guedes Pereira, presidente do Sindicato Rural de Hidrolândia.
- Podcast Agro2: Produção de ovinos é lucrativa? Como é o mercado? Com Rodrigo Carvelo – Dorper da Rocca
Programação do Festival do Cordeiro
Durante o evento acontecem palestras e cursos sobre ovinocultura de corte: manejo como produção de volumoso, reprodução e sanidade e animal. Além disso, leilões, julgamentos de animais e oficina da carne, que é a parte de gastronomia voltada para a carne de cordeiro.
Foi lançada no município, a assistência técnica e gerencial em ovinocultura para estimular a produção da carne de ovinos. Mais informações no Sindicato Rural de Hidrolândia (62) 99158-4449.
- Ovinocultura: Entenda a diferença entre ovelha, carneiro e cordeiro
Ovinos: Dorper e White Dorper
O Dorper é resultado do cruzamento do Dorset Horn com Persa de cabeça negra, criada pelos colonizadores ingleses na África do Sul, em meados de 1940, a partir da necessidade de se ter uma espécie de ovinos para a produção de carne e também resistente a baixa oferta de alimentos e ao clima semidesértico da região, por isso se adaptou bem ao Cerrado brasileiro.
Já o White Dorper tem em sua conformação, além das duas raças citadas, mais um tipo de cruzamento com uma terceira raça, a Van Rooy, onde passaram a nascer animais totalmente brancos.
Além da cor da pelagem, a diferença do White Dorper é ser um pouco mais comprido e possuir uma distribuição de gordura mais constante. E o Dorper tem um pequeno acúmulo na região da calda e no peito, herença de seus ancestrais.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), na parte de produção de corte: fertilidade, precocidade, ganho de peso, adaptabilidade e velocidade de terminação de carcaça, não há distinção entre as duas raças. Ambas oferecem uma carne ovina de alta qualidade e de sabor especial.