O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende se reuniu com o ministro da Pesca e da Aquicultura (MPA), André de Paula, em Brasília, na última segunda-feira (17/7), em busca de apoio federal para impulsionar o crescimento da piscicultura, em Goiás.
Na ocasião, o secretário da Seapa entregou uma minuta de projeto que tem como objetivo fortalecer a atividade pesqueira goiana.
Crescimento da piscicultura em Goiás
De acordo com Pedro Leonardo, a parceria poderá sanar um dos maiores gargalos do segmento, em Goiás, que é o processamento de peixes.
“Identificamos que o grande gargalo é a parte de abate e de processamento, principalmente de filetagem, especialmente da tilápia, que é o produto mais trabalhado”, explica.
O titular da Seapa espera que, com o apoio do governo federal, haja estímulo para estruturação de cooperativas, além de capacitação.
A partir de agora, um grupo técnico de trabalho será constituído para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto.
Em Goiás, a Seapa já dispõe de um grupo especializado no setor de aquicultura e pesca, com o objetivo de agilizar o atendimento às necessidades dos mais de três mil pescadores que atuam no estado.
Esse grupo inclui representantes governamentais e entidades ligadas à formação, pesquisa, extensão, sanidade, meio ambiente e crédito rural.
Outros projetos para o setor
Em outra iniciativa, está em andamento um projeto de produção de tilápia em Minaçu, como parte do programa Goiás Social.
Para isso, o município recebeu um investimento de R$ 1,8 milhão, destinado à construção de criadouros em larga escala e de um frigorífico para o beneficiamento do peixe. A expectativa é que sejam produzidos três milhões de toneladas de pescado, por ano.