A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Defesa Agropecuária, comunicou a confirmação do primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma criação de subsistência.
As autoridades responsáveis adotaram todas as medidas sanitárias necessárias e confirmaram que não há riscos para a população, e o consumo de carne de aves e ovos permanece seguro.
Influenza Aviária em São Paulo

O caso positivo foi identificado na última sexta-feira (11) pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), envolvendo duas galinhas em uma propriedade particular situada próximo a Parelheiros, na Região Metropolitana de São Paulo.
No sábado, 12 de julho, a Defesa Agropecuária realizou a depopulação das dez aves remanescentes que conviviam com os animais contaminados, através de sacrifício sanitário. Segundo Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), a ação também incluiu o descarte correto dos animais e a desinfecção do local.
Não há estabelecimentos avícolas comerciais nas proximidades da propriedade afetada. A partir desta segunda-feira (14), equipes da Defesa Agropecuária iniciam uma vigilância ativa em um raio de 10 km para identificar possíveis sintomas em propriedades vizinhas.
Embora o foco tenha ocorrido em uma criação de subsistência, esse episódio não altera o status sanitário do estado de São Paulo nem do Brasil perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Plano de Contingência

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanha o desenvolvimento do quadro da gripe aviária em São Paulo em parceria com as secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA) e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), foi elaborado um Plano de Contingência para coordenar as ações de resposta em eventuais casos de influenza aviária em humanos, incluindo investigação e monitoramento dos que tiveram contato com aves contaminadas. Até o momento, o estado não registrou casos da doença em pessoas.