O Governo da Coreia do Sul anunciou, nesta semana, que terá tarifa zero para a importação de carne suína. Desta forma, as exportações brasileiras poderão ser impulsionadas, segundo avaliação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Atualmente, a Coreia do Sul é um dos principais destinos das exportações brasileiras de frango, além de ser um dos maiores importadores do mundo de carne suína. O país deve liberar a partir de junho a cota de 50 mil toneladas sem tarifa de importação.
Agropecuária: Exportação de carne suína apresenta crescimento de 11% em 2021
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, avalia que a medida deve impactar diretamente, de forma positiva, os embarques de carne suína para o país asiático. “É esperado que as exportações brasileiras sejam influenciadas por esta oportunidade aberta aos exportadores habilitados. A cota é uma oportunidade para gerar divisas importantes para o setor produtivo, que enfrenta grandes dificuldades neste momento”.
Brasil está entre os países que podem ser beneficiados com a suspensão das tarifas
O Governo coreano anunciou que a cota é aberta para todos os países que tem autorização para exportar para o mercado sul-coreano e, desta forma, o Brasil está entre eles.
Agricultura: Projetos de agricultura sustentável vão receber US$ 1,2 bi do BID
No Brasil, apenas o estado de Santa Catarina detém produtoras habilitadas a mandar carne suína para a Coreia do Sul, até o momento. É esperado que o Paraná e Rio Grande do Sul entrem na lista e sejam reconhecidos, em breve, como estados livres de aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, sigla em inglês).
O objetivo da medida anunciada pela Coreia do Sul é reduzir os impactos inflacionários e faz parte de uma série de determinações definidas para “Estabilizar o custo de vida e do custo de alimentos”.
Crédito rural: BNDES suspende contratação de crédito rural para ano agrícola 2021/22
Importações da Coreia do Sul
De janeiro a abril, a Coreia do Sul importou 2.600 toneladas, um aumento anual de 85,5%, em relação ao ano passado. Nos primeiros quatro meses do ano, a receita de vendas do mercado foi de US$ 7,2 milhões, um aumento de 133% em relação ao mesmo período de 2021.