A vaca Harm Matty Kingboy, do produtor Lucas Rabbers, foi a grande campeã do Torneio Leiteiro do Agroleite 2023, feira de tecnologia da cadeia do leite na América Latina, que aconteceu em Castro, no Paraná. Ela produziu em 11 etapas, ou seja, 11 ordenhas uma média de 107,46 kg/dia, batendo o recorde histórico do evento.
O desempenho superou a vice-campeã da categoria Vaca Adulta em quase 16 kg/dia de média. O segundo lugar ficou com o animal Arkafla W. de Shamrock 1749, dos produtores Armando Carvalho Filho e Flavio Carvalho, atingindo 91,59 kg/dia.
Outras campeãs do torneio leiteiro
Na categoria Vaca Jovem, a grande campeã foi Datijuca M Leche Gertie 4022, do proprietário Fernando Sleutjes, com média de 70,42 kg/dia. Na competição por aproximação, a vaca Fer Grietje Yis 759 ficou com o título ao conquistar a média de 59,55 kg/leite, onde a baliza estava fixada em 60 kg, diferença de 0,45.
No Torneio Leiteiro do Agroleite os animais passam por 11 ordenhas ao longo de três dias. São descartadas a maior e menor ordenha para obter a soma total, que é dividida pelo número de dias de ordenha. No caso da categoria de aproximação, a 11ª ordenha obrigatoriamente não pode ser excluída.
Após o anúncio dos vencedores, a Arena Agroleite recebeu o tradicional banho de leite, momento em que os criadores que venceram nas categorias são banhados com parte do leite ordenhado.
- Agroleite 2023: Feira pecuária destaca tecnologia e gestão da cadeia leiteira
100 litros de leite na média diária é muito acima da média
Nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média nacional de produção das vacas em lactação, é de 7 a 8 litros de leite por dia.
- Sustentabilidade: Pecuária brasileira pode reduzir emissão de metano por litro de leite