Um aplicativo desenvolvido pelo Polo Sebrae Agro promete facilitar a comercialização de hortaliças e frutas no Brasil. Devido à falta de acesso a canais específicos de vendas, muitos pequenos produtores de hortifrúti enfrentam dificuldades em obter sucesso em seus negócios. Dessa forma, a tecnologia visa proporcionar maior funcionalidade e agilidade aos negócios dos produtores rurais.
De acordo com o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba, o objetivo da iniciativa é reunir em um único aplicativo os mercados e as iniciativas que possam ser benéficas para os pequenos negócios.
Sobre o acesso à plataforma ele conta que ocorrerá através da consultoria no Sebrae. Nesse processo, o produtor terá que responder a um questionário e, com base nessas informações, será formado um quadro com as oportunidades de negócio.
Por meio de uma nota, o filtro da plataforma indicará os canais de venda mais apropriados para o produtor, o que ajudará a determinar se é mais adequado vender para Ceasas, feiras, varejo nacional ou regional, entre outras opções.
Além disso, o coordenador explica que o Sebrae decidiu deixar o consultor responsável pelo gerenciamento do acesso à plataforma, justamente para facilitar a vida do produtor que não tem acesso a tecnologia.
“Fizemos o treinamento dos nossos consultores e todos estão aptos para começarem a fase de teste. Acreditamos que, neste primeiro momento, o nosso profissional intermediar o uso da plataforma possibilitará um resultado mais eficaz para o produtor”, ressalta.
Piloto do aplicativo do Polo Sebrae já está em fase de teste
Com o intuito de assegurar o sucesso da ferramenta, a plataforma já se encontra na fase de teste. Na próxima semana, o Sebrae escolherá os produtores rurais de cinco regiões do Brasil que participarão do piloto do aplicativo.
Conforme explica Douglas, os Sebrae estaduais envolvidos nesta etapa são Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Rondônia, abrangendo as cinco regiões do país. Ele ressalta que a orientação dada aos consultores é que selecionem produtores com características diversas, seja nas técnicas de produção ou tipos de produtos.
Para garantir uma coleta mais precisa de dados, a fase de teste terá uma duração de cerca de um mês. O objetivo é alinhar todas as mudanças necessárias para oferecer um aplicativo eficaz ao mercado.
- Podcast Agro2: o planejamento da sucessão familiar rural
Vale ressaltar que a plataforma estará disponível para todo o Sistema Sebrae, já que todos os estados brasileiros integram e trabalham em conjunto no Polo Sebrae Agro. O lançamento oficial do aplicativo está previsto para o segundo semestre deste ano.