A Embrapa apresenta a plataforma Infobee, que disponibiliza serviços aos criadores de abelhas de todo o Brasil. O novo espaço digital pode ser acessado por computador, smartphones e tablets.
A iniciativa público-privada entre a Embrapa Amazônia Oriental (PA) e a Equilibrium Web, que reúne informações técnico-científicas, econômicas e de mercado sobre a apicultura e a meliponicultura.
Plataforma para criadores de abelhas
A Infobee traz os resultados da pesquisa agropecuária nas áreas de apicultura e meliponicultura (atividade de criação de abelhas nativas sem ferrão), como publicações, cursos, vídeos, animações e aplicações web.
O objetivo é auxiliar no processo de tomada de decisão dos criadores de abelhas, a partir do acesso a informações relevantes que possam promover a melhoria na gestão ou a superação de gargalos tecnológicos na atividade.
Entre os destaques da nova plataforma estão: o Calendário Apícola Digital, que disponibiliza informações sobre o local de ocorrência e a época de floração das plantas mais visitadas pelas abelhas na região amazônica; o meliponário virtual, uma maquete em três dimensões da estrutura do ninho, das caixas de criação e da morfologia da abelha.
Além disso, a ferramenta conta com o serviço “zapbee”, que responde às dúvidas de criadores de abelhas e interessados no tema a qualquer hora e em qualquer lugar.
Dados sobre produção e comércio de mel e derivados
A plataforma também disponibiliza painéis interativos sobre produção e exportação de mel e derivados no Brasil, que permite conhecer a produção de mel por mesorregião do Brasil nos últimos dez anos e acessar dados sobre a exportação do produto por ano nos estados brasileiros.
O mercado de mel e derivados no Brasil é um setor em crescimento, tanto na produção quanto na exportação. Segundo a Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país alcançou em 2022 um recorde de produção, com quase 70 mil toneladas, obtendo aumento de 9% em relação a 2021.