Com os avanços tecnológicos, o uso de GPS dentro do agronegócio tem se tornado cada vez mais comum entre os produtores rurais e a partir daí nos novos maquinários agrícolas já estão sendo desenvolvidos com o o sistema de localização embutido.
Todavia, para aquelas máquinas que não possuem o sistema integrado, há a possibilidade de aquisição de um modelo portátil, o que permite ao produtor rural utiliza-la em diversas máquinas.
O Global Positioning System, ou simplesmente GPS, é um sistema que permite a localização de qualquer individuo com alta precisão. O GPS recebe e decodifica os sinais de satélites e visam auxiliar as pessoas a se localizarem.
No âmbito rural, o sistema operacional auxilia na medição de áreas, determina as coordenadas, auxilia na navegação, armazena diversos dados, entre outras possibilidades.
Levando em consideração a alta representatividade que a agricultura tem dentro do Brasil, é natural que este seja um ramo que esteja em constante evolução, onde os envolvidos buscam melhorias para que as atividades sejam geridas mais facilmente e o agronegócio se desenvolva cada vez mais.
Utilização GPS na agricultura
O termo agricultura de precisão surgiu devido a utilização do GPS e do sensoriamento remoto dentro da propriedade rural, sendo a principal característica a adoção de tecnologias avançadas. Com a implantação das tecnologias no campo, a vida do produtor rural foi facilitada, pois é possível que insumos agrícolas sejam aplicados em locais e nas medidas corretas, de acordo com cada região, entre outras vantagens.
O uso do GPS possibilita:
- A medição de áreas
- Planejamento do plantio
- Mapeamento em campo
- Amostragem de solo
- Direcionamento do trator
- Inspeção da colheita
- Analisar os tempos variáveis de aplicação
- Mapeamento da produção
Uso do GPS auxilio às práticas agrícolas
Além de tudo o que citamos acima, o uso do GPS permite que os donos de propriedades rurais trabalhem em condições climáticas de baixa visibilidade no campo. Os fatores que podem propiciar a baixa visibilidade são: chuva, poeira, neblina e escuridão.
Com as informações coletadas pelo GPS é aumentar a lucratividade do agronegócio, isto porque através dos dados coletados o produtor pode ter uma assertividade muito maior no momento da tomada de decisão. A consequência disso é a economia com gastos que podem ser evitados.
Capacitação dos produtores rurais
A utilização dos GPS nas propriedades rurais traz diversos benefícios, mas que o objetivo seja atingido é necessário que o produtor rural saiba operar a tecnologia que tem nas mãos. Para que operar o equipamento com precisão o ideal é buscar treinamentos e capacitações, pois a exatidão do sistema depende de fatores como:
- Configuração do sistema durante o posicionamento para uso
- Frequência do sinal recebido pelo GPS
- A configuração do receptor
- Funcionário bem treinado
*Com informações da Revista Agropecuária