A adubação do solo é de suma importância para manter a terra nutritiva e rica. Através de uma adubação de qualidade o produtor consegue agregar valor nutricional, e comercial, ao seu produto. Entretanto, é preciso deixar claro que existem dois tipos de adubação: a orgânica e a inorgânica.
É preciso deixar claro que cada tipo de fertilização do solo possui as suas características e qualidades. Entretanto, a adubação orgânica é a mais usada em plantações que não utilizam propriedades químicas, além de ser a preferência dos horticultores de pequeno porte e/ou urbanos.
- Agricultura: Produção de grãos na safra 2022/23 pode chegar a 308 milhões de toneladas, estima Conab
Os alimentos que consumidos diariamente são uma ótima opção para quem deseja apostar na adubação orgânica, além de serem naturais e auxiliar no processo de reaproveitamento dos produtos consumidos pela população.
Confira abaixo alguns alimentos que podem ser usados como adubo:
Alimentos usados na adubação orgânica
Borra de café
A borra de café é rica em nitrogênio, o que auxilia no cultivo das minhocas. Além de tudo, é uma excelente opção para o combate de fungos, formigas e outros organismos que podem ser prejudiciais para o desenvolvimento e saúde da planta. A melhor forma de usar é espalhar a borra seca por cima da terra.
Casca de ovo
A casca de ovo é rica em cálcio, sendo ideal para ser usada como fertilizante de solo. Por isso, moa as cascas no liquidificador e misture na terra. Dica: esse processo auxilia ainda na afiação das lâminas do eletrodoméstico.
Cascas de batata
Rica em diversos tipos de nutrientes, as cascas de bata ajudam no desenvolvimento das folhagens do cultivo. Aqui, até a água em que o alimento é cozinho pode ser usada na rega das plantas, desde que seja feita depois que a água esfriar.
Cascas de banana
A casca da fruta é rica em fósforo e potássio, que são dois nutrientes de suma importância para as plantas. Usa-se picada em cubinhos ou batida no liquidificador e, posteriormente, misturada à terra.
Restos de cenoura
Muito usadas para enriquecer a terra, devido ao seu alto teor de vitaminas e sais minerais.
Cascas de manga
Devido ao fato de não se ruma fruta cítrica, as casas de manga podem ser usadas para fertilizar o solo.
Coentro
Os talos do coentro podem ser usados no combate aos ácaros e pulgões. Por isso, a recomendação é que sejam batidos com água e usados como spray.
Restos de frutos do mar
Apesar de não serem de origem terrestre, os frutos do mar, ainda crus, podem ser enterrados em uma cova de cerca de 40 cm, abaixo do solo, e cobertos om terra para evitar o mau cheiro. Esses alimentos são usados como adubos por serem fontes de fósforo e nitrogênio.
Vinagre
Produto usado como inseticida natural, além de auxiliar no crescimento e desenvolvimento das plantas. A recomendação é que o vinagre seja diluído em água, e pulverizado nas plantas, ou embebido em panos que, posteriormente, serão amarrados em estacas.
Couve e brócolis
Os talos podem ser picados em cubos e enterrados no solo, ajudando a terra a se renovar.
Gostou das dicas? É hora de colocar em prática!