Apesar de pouco famosa na alimentação dos brasileiros, a cevada é um dos cereais fundamentais para a fabricação das cervejas. Quando inseridos na culinária, os grãos são conhecidos como cevadinha e trazer diversos benefícios para a saúde.
Os grãos de cevada são de suma importância para a produção de energia para o corpo, além de serem ricos em vitaminas e minerais. Como um ‘bônus extra’ podemos dizer que o seu consumo traz um sabor diferente, e saudável, para as refeições.
Muitas são as propriedades da cevada. Seus grãos ajudam processo de crescimento, aprendizagem, na formação e na manutenção da saúde dos ossos e dentes. Suas propriedade antioxidante auxiliam no combate ao envelhecimento precoce e no sistema imunológico.
Benefícios da cevada para a saúde
Ação antioxidante – a presença de selênio em sua composição faz com que a cevada seja antioxidante, possuindo ação detox, além de auxiliar na prevenção do câncer e controle dos hormônios da tireoide.
Saúde dos ossos – o magnésio presente nos grãos é importante para a manutenção da saúde dos ossos, músculos, além de ajudar na regulação da absorção de minerais.
Vitamina B1 – por ser rico em vitamina B1, o consumo diário de cevada ajuda na manutenção do sistema nervoso e cardiovascular.
Cobre – responsável por estimular o crescimento e o cérebro, além de aumenta a produção de energia, a imunidade e prevenir doenças.
Manganês – ajuda na absorção de cálcio, no bom funcionamento da tireoide, na regulação dos níveis de açúcar e prevenção da osteoporose.
- Agricultura: Produção de grãos na safra 2022/23 pode chegar a 308 milhões de toneladas, estima Conab
Para implementar o consumo de cevada na alimentação, a dica incluí-la como substituta do arroz em risotos, ou como adicional em saladas e sopas. Quando consumida em forma de farinha, também pode ser usada no preparo de pães.