Nativa do continente americano, a seriguela é uma fruto com sabor inconfundível e que agrada boa parte dos brasileiros. Árvore predominante de regiões do cerrado, a planta prefere solos profundos, climas quentes, tropicais e com baixa umidade, além de ser bastante resistente a longos períodos de estiagem.
Geralmente o período de floração da seriguela acontece entre os meses de setembro e novembro. Suas flores são pequenas e variam entre roxo, rosa e vermelho. Dentre as características do fruto temos a casca fina, brilhante e de cor entre alaranjado e avermelhado, com polpa aromática, doce e suculenta.
Dicas para aumentar a produtividade da seriguela
Para aumentar a produtividade da planta é necessário fornecer a ela as condições ideais para que a árvore se desenvolva bem. Desta forma, o plantio de acontecer em lugares com grande incidência solar, solos profundos com pH médio e levemente alcalino. O cultivo pode acontecer em solos mais pobres, porém é necessário que os nutrientes faltantes sejam fornecidos de tempos em tempos, principalmente durante o primeiro ano de desenvolvimento.
A fornecimento de água deve ser regular, de forma que a umidade do solo seja mantida. Todavia, é importante se atentar quanto ao excesso de água, pois o encharcamento do solo prejudica as raízes e deixa a planta mais propícia ao surgimento de fungos e doenças. Por ser uma planta tropical, a seriguela não se desenvolve bem em regiões frias.
Formas de plantio
O plantio da seriguela costuma acontecer com a transferência de mudas ou estaquia, devido a dificuldade de semeadura. As mudas podem ser adquiridas em viveiros ou floriculturas. Já no caso da estaquia, o procedimento consiste no plantio de um galho com 30 a 50 cm de comprimento, que possua gemas reprodutivas formadas e diâmetro mínimo de 10 cm. O plantio da estaquia deve ser feito em período chuvoso, em terra previamente preparada e com ângulo de 45º.
O preparo do solo refere-se a abertura de covas com medidas mínimas de 30X30 cm, adubadas com esterco curtido e mistura de terra e calcário. Depois de preparada, a terra deve descansar por aproximadamente 30 dias, antes que as estacas seja colocadas. O plantio deve acontecer longe de muros e outras árvores.
Dentre os cuidados necessários com a seriguela, recomenda-se que sejam feitas podas de limpeza, durante o outono e o inverno, para fortalecer a árvore. Os cortes devem ser feitos em bisel (inclinados), fazendo a retirada dos galhos secos e doentes. Neste período, pode-se retirar alguns galhos saudáveis para fazer as mudas de estaquia.
Outra dica é descartar os galhos doentes fora do terreno para que as plantas saudáveis não sejam contaminadas, ou para evitar a reinfecções em casos de lesões fúngicas. Em casos onde há muitas folhagens e falta de sol no centro da planta, é preciso retirar o excesso de folhas, permitindo assim que a luz solar entre pela copa.