Rica em vitaminas A, C e do complexo B, a banana é uma fruta que possuí em sua composição grandes quantidades de fósforo, magnésio e potássio. Dentre os inúmeros benefícios do alimento podemos citar o combate a gastrite, inflamações intestinais, prevenção de cãibras, fornecimento de força e energia, entre outras vantagens.
Podemos dizer que a banana é uma das frutas mais presente no cardápio nutricional dos brasileiros e, sem dúvida, é cada vez mais comercializado. Como consequência da alta comercialização, inúmeras propriedades rurais investem no cultivo da bananeira. Há pessoas, que mesmo sem trabalhar no ramo da agricultura, optam por cultivar a fruta em casa. Para que a planta cresça saudável e dê frutos saborosos e de qualidade, é preciso saber cultivar a bananeira.
Antes de mais nada, é de suma importância conhecer os tipos de bananas existentes no mercado e escolher qual será cultivada. Dentre as variedades temos:
- Banana nanica – indicado para plantio em lugares que ventem bastante;
- Banana-maçã – necessita de menos água e defensivos químicos;
- Banana prata – grande parte de sua plantação está concentrada nas regiões Nordeste e Centro-Oeste;
- Banana ouro – comum em regiões litorâneas;
- Banana-da-terra – indicada para climas tropicais;
- Banana roxa ou banana São Tomé – espécie rara, exótica e de curto ciclo de vida.
Dicas para iniciar a plantação de banana
Local de plantio
Antes de iniciar o plantio, é preciso analisar o local e saber se ele oferece as condições necessárias para o desenvolvimento da bananeira, de acordo com a espécie escolhida. Dentre os pontos de análise é preciso observar as condições climáticas, se o solo é fértil e bem drenado, se há matéria orgânica e, principalmente, se o local está livre de encharcamentos e geadas. Outro ponto importante é que a bananeira precisa de muito espaço para se desenvolver e a terra deve ser pouco acidentada ou plana.
Temperatura ideal
A temperatura ideal para a bananeira está entre os 20ºC e 44ºC, entretanto temperaturas entre 15ºC e 35ºC são consideradas como “aceitável”. Entretanto é importante ficar atento, pois calor acima do aceitável ou abaixo disso podem prejudicar o desenvolvimento dos frutos, chegando até a danificá-los.
O produtor deve ficar de olho também quanto ao excesso de umidade, pois este é o maior causador de doenças nas folhas e nos frutos da bananeira. Por isso, é preciso ter muita atenção e escolher a época certa de plantio, baseando-se no clima da região.
Preparação do solo
Realizar o preparo do solo pode aumentar as chances do produtor colher frutas de qualidade. A preparação do solo deve começar um mês antes do plantio, com o arado e aplicação de pesticidas. Depois, é preciso manter a terra limpa, através de capinas regulares e retirada de folhas velhas. O próximo passo é realizar a adubação, para deixar a terra fértil e auxiliar no processo de maturação das bananas. Recomenda-se o uso de esterco.
Plantio
As bananas devem ser plantadas a partir de mudas adultas, chamas de rizomas. No momento de transplantar as mudas é preciso que sejam feitas covas de 30 x 30 x 30 cm, com espaçamento entre dois e três metros entre elas. Atenção! As bananeiras não podem interferir no espaço uma das outras, pois atrapalha o desenvolvimento.
Colheita
A primeira colheita de bananas é feita apenas um após após o plantio, sendo necessário ter cuidado no momento de tirar os cachos do pé. A retirada deve ser feita utilizando um facão, ficando atento para que as batidas não atinjam a fruta, pois pode causar o escurecimento da mesma, estragar a sua polpa e alterar o sabor.
Vale ressaltar que a frequência de frutificação das bananeiras depende a espécie escolhida para o cultivo.