O cultivo de frutas é uma atividade de extrema importância para a economia brasileira, além de contribuir significativamente para a segurança alimentar do país.
Com um território vasto e diversificado, o Brasil tem se destacado como um dos maiores produtores de frutas do mundo, com uma grande variedade de espécies cultivadas em diferentes regiões do país.
Mas, entre todas as opções disponíveis, quais são as frutas mais produzidas no Brasil? Se essa é a sua curiosidade, saiba que a resposta vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou dados referentes a 2021 sobre as 7 frutas mais produzidas no país.
Cultivo de frutas: conheça as 7 mais produzidas
1 – Laranja: lidera a produção de frutas no país, com cerca de 14,9 milhões de toneladas. São Paulo é o estado responsável por cerca de 74% da produção. A receita foi de, aproximadamente, R$ 10,6 bilhões.
2 – Banana: com uma produção de cerca de 7,3 milhões de toneladas a banana fica em segundo lugar no ranking das frutas mais produzidas no Brasil. São Paulo também lidera a produção da fruta, sendo responsável por cerca de 26% da produção nacional. A receita gerada foi de R$ 6,4 bilhões.
3 – Uva: ocupa a terceira posição no ranking das frutas mais produzidas no Brasil, com uma produção de 1,6 milhão de toneladas. Rio Grande do Sul se destaca como o maior produtor da fruta no país, sendo responsável por cerca de 54% da produção nacional.
4 – Maçã: a fruta fica na quarta posição do ranking das frutas mais produzidas no Brasil em 2021, com cerca de 1,2 milhão de toneladas produzidas. Santa Catarina lidera a produção nacional de maçã, respondendo por 54% da produção.
5 – Abacaxi: com uma produção de aproximadamente 1,1 milhão de toneladas, o abacaxi ocupa a quinta posição no ranking, com a Bahia sendo responsável por cerca de 42% da produção nacional.
6 – Manga: ocupa a sexta posição no ranking, com 825 mil toneladas. São Paulo é o maior produtor do país, responsável por cerca de 28% da produção nacional.
7 – Limão: com uma produção de cerca de 708 mil toneladas, o limão fica em sétimo. São Paulo é o maior produtor do país, com aproximadamente 54% da produção nacional.