O pequi é um fruto muito apreciado pelos goianos. Com seu sabor marcante e adocicado, é muito utilizado na culinária da região do centro-oeste, sendo um fruto típico e natural do cerrado brasileiro.
Dentre as características do pequi temos um fruto oval, com polpa amarelada e espinhos, com aproximadamente 4 milímetros de comprimento, em seu interior. Originário do pequizeiro, árvore que pode chegar a 10 metros de altura, em uma mesma camada protetora do fruto pode-se encontrar de duas a três sementes.
Para aqueles que visam o pequi como uma fonte de renda através da agricultura, ou até mesmo desejam cultivar para consumo próprio, é preciso seguir algumas orientações para que o cultivo se desenvolva da forma adequada,
O primeiro ponto é saber que o pequizeiro não é exigente quanto a riqueza do solo, desta forma não precisa de uma grande adubação para que possa ser cultivada no chão. Entretanto, é importante salientar que deve-se estar atento ao aparecimento de pragas e doenças que posem comprometer a plantação.
Dentre as características do solo ideal do plantio de pequi, este precisa ser profundo e bem drenado para que o crescimento aconteça da forma como esperado. Recomenda-se que o plantio seja feito no início do período chuvoso.
Como plantar pequi
Existem duas formas de plantar um pequizeiro, sendo elas através de mudas ou pelo caroço do pequi. Todavia, é importante salientar que quando o plantio é feito através do caroço de pequi, a árvore só dará frutos a partir do sexto ano de plantio.
Neste caço, escolha caroços de pequi que já estejam maduros, depois retire toda a polpa e coloque a semente dentro de um recipiente com água por quatro ou cinco dias. Após este período, a semente deve ficar secando na sombra por 10 dias. Nesta etapa já é possível que a semente já comece a germinar e pode ser plantada.
Para o plantio, recomenda-se que seja feito uma cova de até 5 centímetros e que o caroço seja semeado com a parte aberta virada para cima e que seja coberto por uma camada de 2 centímetros de terra.
Mas se você busca um desenvolvimento mais rápido, a orientação é que opte pelo plantio da muda do pequizeiro. Estas podem ser adquiridas em floriculturas ou, se tiver um pouco mais de paciência, pode fazer a sua própria muda. Em relação à irrigação, a planta deve ser aguada duas vezes ao dia.
Como fazer muda de pequi
Para fazer uma muda de pequi basta seguir o passo a passo abaixo:
1º Passo – Escolha um fruto de pequizeiro em bom estado, fechado, com sementes e pele.
2º Passo – Deixe o fruto submerso em água por quatro dias.
3º Passo – Retira toda a polpa e coloque as sementes para secar por dois dias.
4º Passo – Faça a semeadura do caroço.
5º Passo – Espere dois meses para realizar o transplante da muda.
Dica: para acelerar o processo de germinação da sementes, pode-se utilizar uma mistura de ácido giberélico e álcool, em 4 litros de água. Deve-se mexer bem a mistura e deixar o caroço dentro da solução por quatro dias. O plantio deve acontecer apenas quando a casca começar a abrir. Para mexer com esta solução é necessário o uso de luvas de proteção.