Produtores de sementes de trigo tropical interessados em multiplicar e comercializar sementes das novas cultivares BRS Savana (BRS TR135) e BRS Cracker (BRS TR013) já podem acessar o edital de oferta pública divulgado pela Embrapa.
O prazo para participação termina no dia 6 de fevereiro de 2026.
Produção de sementes de trigo

Com base na Embrapa, ao todo, estão disponíveis 45 lotes de cinco mil quilos de sementes básicas da cultivar BRS Savana, indicada para cultivo em sistema de sequeiro, além de três lotes com o mesmo volume da cultivar BRS Cracker, voltada ao cultivo sob irrigação.
Cada participante poderá adquirir um lote de cada material e, caso haja sobras, manifestar interesse em volumes remanescentes.
A participação é restrita a produtores devidamente cadastrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasesm), na categoria de produtores de sementes de trigo ou no grupo de “grandes culturas”.
Os interessados devem enviar a manifestação de interesse por e-mail para cnpt.spat@embrapa.br
até as 17h do dia 6 de fevereiro de 2026.
Segurança alimentar

A produção de trigo é estratégica para a segurança alimentar e para a economia, pois garante o abastecimento de um dos principais alimentos da dieta da população, base para produtos como pães, massas e farinhas.
Além de reduzir a dependência de importações, o cultivo fortalece a renda do produtor rural, movimenta a cadeia agroindustrial e gera empregos no campo e na indústria. No aspecto agrícola, o trigo também contribui para a rotação de culturas, ajudando a melhorar a estrutura do solo, controlar pragas e doenças e aumentar a sustentabilidade dos sistemas produtivos.







