O II Encontro de Agricultura Irrigada do Centro-Oeste acontece nos dias 20 e 21 de julho, das 8h às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia, Vila Itatiaia, em Goiânia-GO.
O evento é gratuito e tem como tema central “A Agricultura Irrigada na Região Centro-Oeste do Brasil: como explorar todo seu potencial?”. Participarão do encontro 30 expositores das principais marcas e revendas do ramo.
Encontro de Agricultura Irrigada
O encontro é uma realização do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura (Inovagri), com organização da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e as entidades da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Sindicatos Rurais.
O objetivo é difundir conhecimentos e inovações sobre irrigação no Centro-Oeste do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região, que tem presença significativa nesse setor da economia.
Programação
Serão ministradas 15 palestras com especialistas, produtores e consultores, e vão ser oferecidos 6 minicursos sobre crédito, energia, outorga, quimigação, dentre outros temas.
A programação conta com cinco painéis de palestras com diferentes assuntos como: Novos mercados da agricultura irrigada; Desenvolvimento da agricultura irrigada; irrigação para altas produtividades; viabilidade da irrigação e uso eficiente da irrigação.
Entre os destaques está a palestra magna, que vai ser ministrada na quinta-feira (20/7), às 10h, pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, Marcos Fava Neves.
O palestrante vai abordar o tema “Panorama da produção agropecuária irrigada no Centro-Oeste do Brasil: a valorização das terras e o aumento da irrigação na região; o potencial de crescimento da área irrigada e o desenvolvimento de novos mercados”.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Goiás (Semad-GO), Andréa Vulcanis, fará a segunda palestra: “Agricultura irrigada no contexto agroambiental – sequestro de carbono e uso da água”.
Minicursos
Além das palestras, serão ofertados minicursos com temas como: Inovação energética para a irrigação, Outorga pelo uso de água para irrigação e segurança de barragens e Sensoriamento remoto aplicado na Agricultura irrigada.
Clique para ver a programação completa dos dois dias da feira.
Se inscreva pelo link https://inovagri.org.br/difusao-goias/.
- Sustentabilidade: Programa busca preservação e redução da morte de abelhas