Goiás ganhou mais um destaque em quesito de agricultura familiar ao ter a cerveja Colombina Cold Brew Lager, eleita a melhor cerveja do Brasil.
A cerveja Colombina é produzida em Aparecida de Goiânia e fabricada a base de café torrado e mandioca que ambos são provenientes.
Cerveja Colombina eleita a melhor do mundo
A premiação ocorreu pela Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva), na última sexta-feira (8/12). A Colombina foi eleita por mais de 80 jurados que estavam no evento e que destacaram a cerveja, produzida em Goiás, como a melhor entre 1.125 rótulos que também participaram do concurso.
A cerveja vencedora tem 4.3% de álcool e leva em sua composição o café e a fécula de mandioca, uma fonte de açúcar que auxilia na fermentação, proporcionando assim leveza na bebida.
Ao Portal Agro2, a Cervejaria Colombina reforçou que e empresa também têm o intuito de ajudar a agricultura familiar, fazendo com que esse setor seja um dos principais utilizados na fabricação das variadas cervejas.
“O programa tem o objetivo de movimentação da economia local e fortalecimento da agricultura familiar. As cervejas da linha Colombina que fazem parte do projeto formam a linha Rensga, e esses produtos têm 16% do malte de cevada (que normalmente é importado), substituido por mandioca produzida pelas cooperativas de agricultura familiar da cidade de Bela Vista de Goiás”, destacou.
A cervejaria ainda explicou como é realizada a produção das cervejas. Por sua vez, a mandioca é adicionada em formato de fécula, onde o amido da mandioca é transformado em açúcar e as leveduras transformam o açúcar em álcool.
Devido a premiação, a empresa destacou que pretender alcançar diversas medalhas para que a cervejaria ganhe destaque nacional.
“Para nós foi uma excelente notícia, pois se trata de uma conquista muito grande, com relevante repercussão nacional. Foram 1.125 cervejas inscritas no concurso, de cervejarias de todo o país, e a Colombina Cold Brew Lager teve a maior nota entre elas (Best of Show). Isso para nós é a consolidação de um trabalho árduo que é feito diariamente por todo o nosso time”, concluiu.
Cervejaria Colombina e os destaques nacionais
Atualmente, a Cervejaria Colombina é pioneira no estado de Goiás devido a sua produção de cervejas artesanais e já conquistou 3 premiações em etapa nacional.
A Cerveja Colombina Gynhattan ficou com medalha de Prata na categoria Fruit Beer, por sua vez, a Cerveja Colombina Cold Brew Lager ganhou medalhas de ouro na categoria Coffee Beer, e conquistou também o título de cerveja Best Of Show do concurso, por terobtido a maior pontuação da competição.
A Cervejaria que está prestes a completar 10 anos de mercado e destaca-se por utilizar em sua produção, ingredientes regionais, carregando o Cerrado como sua maior paixão, além de estar conquistando diversas premiações desde 2014.
A Colombina já reúne 19 medalhas, onde algumas delas foram conquistadas na Copa Cerveja Brasil, onde ficou especificado que a marca reflete o DNA regional do estado, trazendo na Colombina Gynhattan a edição da Cagaita, na qual é uma fruta típica do nosso Cerrado.
Essa marca de cerveja reúne diversos sabores, onde a Cold Brew Lager também faz parte da linha Rensga, da Cerveja Colombina, que é um projeto que substitui a parte do malte da cevada por mandioca produzida pelas cooperativas de agricultura familiar.
Com as diversas premiações, a Cervejaria que foi medalha de ouro em nível nacional, agora seguirá para a etapa internacional, concorrendo no World Beer Cup, a Copa do Mundo das Cervejas, que acontecerá nos Estados Unidos, em Las Vesgas, em abril de 2024.