Pesquisas mostraram que os resultados provenientes do uso de fungicidas sistêmicos podem ser potencializados a partir do uso de uma novo solução, que reúne fosfito de potássio e silício, em diversos tipos de cultivos.
A novidade foi lançada Plataforma de Bioestimulantes da Sipcam Nichino Brasil, a solução tecnológica é da marca Nutex Premium. Trata-se de uma inovação na utilização do fosfito de potássio associado a fungicidas sistêmicos.
Meio ambiente: COP26: Brasil promete reduzir emissões de gases pela metade até 2030
Sérgio Camargo é especialista na área de desenvolvimento da empresa e salienta que a fórmula, quando integrada à aplicação de fungicidas sistêmicos, age como ativadora dos mecanismos naturais de defesa dos vegetais.
“Associado a fungicidas sistêmicos, o produto reduz a severidade de doenças de importância econômica que incidem sobre esses cultivos”, diz ele. Vale ressaltar que esta prática está sendo abundantemente empregada por agricultores brasileiros, e tem obtido sucesso em todo país.
Agricultura: Produtores rurais notam a presença de ferrugem-asiática em lavouras de soja
Culturas em que podem ser aplicadas
De acordo com a empresa, atualmente a nova solução é aplicada em maios de 15 tipos de cultivos, entre eles a soja, milho, café e HF. Sobre isso, Camargo ressalta que o produto potencializa a resistência de plantas diante do ataque de patógenos. como fungos que causam doenças.
“Após absorvido, o produto se movimenta por toda a planta e proporciona cobertura completa. A compatibilidade e a estabilidade em misturas também constituem diferenciais de Nutex Premium”, explica ele.
Agronegócio: Crise de fertilizantes em Belarus pode afetar plantações no Brasil
Ainda segundo o especialista culturas como o algodão, arroz, trigo, feijão, cana-de-açúcar, hortaliças e manga também podem ser beneficiadas dos efeitos da solução.