A produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais deve crescer 10,7% na safra 2023/24, chegando a 78,1 milhões de toneladas. O estado é o segundo maior produtor e exportador da cultura no Brasil só atrás de São Paulo, segundo dados do 1º Levantamento do ciclo atual, divulgado em abril, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O avanço da safra mineira é maior que a média nacional, estimada em 637,1 milhões de toneladas, que representa aumento de 4,4% no volume produzido. As lavouras do estado devem destinar 955 mil hectares para o cultivo de cana, crescimento de 6,6%.
A produtividade esperada também vai crescer mais que as áreas paulistas e a média nacional, chegando a 81.721 quilos por hectare, alta de 3,9% com relação ao ciclo 2022/23.
- Cana-de-açúcar: Produção deve crescer 4,4% na safra 2023/24
Abertura da safra mineira de cana-de-açúcar
A 6ª edição da Abertura da Safra Mineira 2023/24 de Cana-de-Açúcar foi realizada na sexta-feira (28/4), na Unidade Vale do Tijuco da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), em Uberaba. O evento foi promovido em parceria pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG).
O evento abordou os números da safra 2023/24 e destacou o papel do setor sucroenergético, que conta com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos diretos e indiretos.
O grupo CMAA trabalha com etanol, açúcar VHP e bioeletricidade e a expectativa é aumentar a produção em 15% com relação à safra anterior.
“Os investimentos no campo foram grandes e o clima foi muito favorável e estamos com uma expectativa positiva. O governo está com uma pauta de sustentabilidade muito forte e o etanol se encaixa nessa produção energética de energia limpa”, destaca presidente da CMAA, Carlos Eduardo Turchetto Santos.
Produção de açúcar e etanol
Com a safra recorde, estima-se que a produção de açúcar em Minas Gerais seja de 4,7 a 4,8 milhões de toneladas e a produção de etanol alcance 3 bilhões de litros, aumento de 6% em relação a safra passada.
A maior produção será para etanol hidratado, com 1,8 bilhão de litros, 18% a mais que na temporada anterior. Já o etanol anidro somará 1,3 bilhão de litros.
Governo busca aumentar teor do etanol na gasolina
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou da abertura do evento onde afirmou que as ações do governo para a descarbonização passa pelo uso do etanol. Silveira anunciou a criação de grupo de trabalho para aumentar o teor do etanol na gasolina de 27% para 30%.
“Vamos fazer junto com a indústria automotiva essa análise técnica, para dar segurança aos usuários e consumidores. O aumento do teor de etanol vai contribuir para a segurança energética do nosso país, com a redução de exportação de gasolina”, explicou o ministro.