Que a Tecnoshow 2022 está cheia de novidades não é segredo, mas você sabe que o público também poderá contar com grandes soluções em irrigação por gotejamento!? É isso mesmo, neste ano a feira está cheia de inovação para o produtor rural.
“Vamos lançar, ainda em 2022, novos produtos e soluções totalmente pensados para as mais diversas necessidades dos agricultores. A presença em eventos como Tecnoshow garante que mais pessoas conheçam essas importantes inovações”, afirma o CEO da Netafim no Brasil e Mercosul, Ricardo Almeida.
Realizando sua 19ª edição, a Tecnoshow 2022 acontece entre os dias 4 a 8 de abril, diretamente de Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. A expectativa para esse ano é receber um público de mais de 115 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 3,4 bilhões em negócios.
Leia mais: Tecnoshow 2022 recebe palestras com nomes reconhecidos no agronegócio mundial
Leia mais: Tecnoshow Comigo: é possível ser sustentável em um evento de grande porte?
Neste ano, uma das novidades em irrigação por gotejamento será apresentada pela empresa Netafim, líder mundial em soluções para a área, com projetos que harmonizam sistemas de irrigação, especialmente em cultivos de grãos e fibras.
Neste método, é utilizada de forma simultânea dois sistemas de irrigação distintos, como os pivôs centrais e o gotejamento subterrâneo, fazendo com que o produtor consiga irrigar 100% de sua área, otimizando o plantio, manejo e colheita. Desta forma, há a possibilidade de produzir até três safras em um ano.
A irrigação localizada também é benéfica para as pastagens. Na feira, ainda serão apresentadas soluções na feira para mitigar a instabilidade e as ineficiências climáticas, um desafio para os pecuaristas, pois a produção de sequeiro é arriscada e imprevisível e pode acarretar enormes perdas.
De acordo com João Silva, especialista agronômico da Netafim, os projetos podem ser realizados em qualquer tipo de solo. “As tecnologias desenvolvidas para a pecuária evoluíram muito nos últimos anos, gerando uma demanda cada vez maior pela melhoria na produção de alimento para o rebanho. Com a irrigação é possível aumentar a quantidade de animais por hectare, permitindo pasto intensivo com alta rotação animal. Além disso, aumenta também a produção durante o ano inteiro, com eficiência em todo o processo”, explica.

Outra característica da irrigação por gotejamento é o baixo consumo de água e energia, aliado às altas produtividades. “Em 2021, O Brasil registrou aumento de aproximadamente 350 mil hectares em áreas irrigadas. Foi o maior crescimento da história da indústria da irrigação. Nosso país ainda tem potencial para irrigar 400 a 500 mil hectares novos a cada ano.”, finaliza Almeida.
*Com informações da Tecnoshow