Segundo o Levantamento da Câmara Americana do Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), apontou que as exportações brasileiras para os Estados Unidos em 2024 atingiram um montante de US$ 40,3 bilhões.
Sendo assim, o volume exportado alcançou níveis inéditos como a venda ao exterior de 40,7 milhões de toneladas em produtos.
Exportações brasileiras para os Estados Unidos
De acordo com os dados, o volume exportado registrou um aumento de 9,9% se comparado com 2023.
Com base na entidade, os produtos industriais representaram 78,3% de todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos, tornando assim o país como o principal destino das vendas pelo nono ano consecutivo.
Entre os produtos mais exportados estão o petróleo bruto, aeronaves, café, celulosa e carne bovina. O relatório ainda cita que dos dez principais itens vendidos aos EUA, sendo que oito apresentaram aumento em valor.
Além disso, o relatório ainda menciona que as importações de produtos norte-americanos ainda cresceram em 2024, totalizando assim US$ 40,6 bilhões, um aumento de 6,9%.
Neste cenário, o crescimento foi impulsionado pelo aumento na compra de gás natural, que foi responsável por 55% do crescimento total das importações, elevando a demanda por geração de energia termelétrica.
- Agricultura: Atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático pode impulsionar cultivo de canola no Brasil
Previsões para 2025
Já para 2025, as projeções da Amcham indicam a continuidade de vários altos níveis de comércio bilateral, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevendo assim o crescimento do PIB de 2,8% para os Estados Unidos e de 2% para o Brasil.
“Com a demanda em expansão nos dois países, esperamos que o fluxo comercial em 2025 se mantenha robusto, próximo dos valores mais altos da série histórica recente. No entanto, é crucial monitorar as elevadas incertezas internacionais”, destacou Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil.
- Meio ambiente: Onda de calor deve atingir parte do Brasil nos próximos dias