Seo Célio Assunção criou o único filho na roça e através dela, conseguiu o sustento e a formação de Rafael José de Assunção, que hoje é zootecnista e técnico do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Mato Grosso do Sul, atendendo inclusive o pai, que atua como gerente de uma propriedade de pecuária de corte.
Neste domingo (13), Dia dos Pais, a emoção da família é em dobro, Seo Célio agora é vovô, nasceu há menos de um mês Gabriel, filho de Rafael, alegria da família que vive em Batagassu-MS.
Pai e filho trabalham juntos na fazenda
Seo Célio nasceu no campo, em Jateí. E também seguindo os passos do pai, a vida toda trabalhou na roça. Se casou e teve um filho. Com a família, da terra natal partiu para trabalhar de peão em uma fazenda em Bataguassu.
Foi lá que ele evoluiu como profissional e hoje com 30 anos de trabalho, é gerente da propriedade. Rafael tinha seis meses de vida quando mudou com o pai para a propriedade, que trabalha com criação de pecuária de corte. Com a atividade na fazenda, que Seo Célio sustentou a família.
“Criei ele na roça, como eu fui criado. Desde pequeno ele ama cavalo. Por ele, nem ia para a escola, ia para a lida comigo. Mas a mãe sempre fez questão dos estudos. Tanto que hoje, ele é o nosso orgulho” , conta seo Célio.
Formação em zootecnia e assistência técnica do Senar/MS
Aos 15 anos, Rafael foi para a escola agrícola, em Presidente Prudente (SP). Lá, ele também começou a faculdade de zootecnia. Se dividindo entre os estudos e o trabalho no campo para ajudar nos custos da formação profissional, Rafael superou os desafios e conseguiu o tão sonhado diploma.
“O campo é minha vida. Eu respiro o campo. Quando eu tinha 12 anos, um zootecnista visitou a fazenda e foi ali que virou a chave. Falei para o meu pai que queria ser zootecnista” , conta Rafael. Depois de um tempo, resolveu se tornar técnico do Senar/MS. “Foi aí que eu decidi ser técnico de campo do Senar/MS. Fiz o processo seletivo e passei” , continua.
Hoje, o Rafael ajuda os produtores da região a alcançarem resultados satisfatórios nas propriedades. Um deles, é o patrão do pai. Aqui, como gerente, seo Célio recebe orientações para a reforma da pastagem, o melhoramento genético dos animais, o planejamento e a gestão da propriedade e por aí vai.
“Tem sido muito bom ter o Rafael aqui ajudando. E é um orgulho né? Pensar, tudo o que enfrentei para conseguir essa formação do meu filho, é uma emoção enorme” , diz Seo Célio.
Dia dos Pais
Para um pai orgulhoso, a prosperidade do filho é um presente vitalício. Mas neste dia dos pais, tem uma emoção a mais na família, com o nascimento do neto Gabriel.
“Eu quero passar todo o legado que meu pai me passou, para o meu filho. Queremos muito que ele goste do campo como nós gostamos. O sonho do meu pai é ver o neto se formando em veterinária. Quem sabe, né? Mas eu espero muito, que ele seja feliz aqui, como nós somos” , completa Rafael.