A empresa Balance recomendou a suspensão do consumo de petiscos para animais após constatar a contaminação de alguns produtos por etilenoglicol. O composto é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar à morte, quando ingerido.
Em comunicado no site da empresa, a Balance informa que realiza o recall de três lotes dos produtos “Balance Bifinhos” e “Snack Dental”. Veja a lista de produtos a serem recolhidos, além do “Snack Dental”:
- Balance Bifinhos Filhote Frango
LOTE 22V074
Fabricado em 15/03/2022 - Balance Bifinhos Carne Vegetais
LOTE: 22V085
Fabricado em 26/03/2022 - Balance Bifinhos Frango Assado
LOTE: 22V085
Fabricado em 26/03/2022
De acordo com a marca, todos os outros produtos que não seja o Snack Dental ou os três lotes do Balance Bifinhos pode continuar a ser consumidos pelos pets.
A Balance ainda informou que explicações foram cobradas de seus fornecedores sobre a suspeita de contaminação dos produtos. Além disso, a empresa alega ter realizado uma “análise técnica própria e independente” dos produtos em questão. Segundo ela, os resultados acusaram a presença de etilenoglicol em lotes do “Snack Dental” e “Balance Bifinhos”.
Outro caso de petiscos para animais contaminados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de outros produtos de outros marcas com o ingrediente propilenoglicol. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analisou os lotes e detectou a contaminação por etilenoglicol.
De acordo com o Mapa, a mortes de diversos cães foram associadas ao consumo de petiscos para pets. Dessa forma, foi constatada a contaminação por etilenoglicol em produtos fabricados com propilenoglicol.