A divulgação do 8º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou uma redução no preço de hortaliças como tomate, cenoura, batata e alface em todo país durante o mês de julho.
Dentre os produtos pesquisados, a cebola foi a única a apresentar leve alta, causada pela menor oferta a partir do Nordeste e a qualidade da hortaliça nos mercados. Vale lembrar que o levantamento é feito a partir da coleta de dados nas Centrais de Abastecimentos de cidades das capitais brasileiras.
Ressalta-se alguns números levam em consideração também estabelecimentos que comercializam grande parte dos produtos hortigranjeiros. Desde o último mês de maio, a batata vem apresentando queda nos preços, sendo as regiões Sudeste e o Centro-Oeste foram os principais fornecedores.
Preços do hortifruti
Já no caso da cenoura e do tomate, estes também tiveram os preços reduzidos. Nesse caso, o valor médio da cenoura, teve queda de 12,75% por devido a grande oferta do vegetal. A queda do tomate, ´por outro lado, vem desde o início do mês de julho após o pico de preços que aconteceu em abriu de 2022.
A alface, tem expectativa de preços mais altos durante este mês de agosto, nas Ceasas do Nordeste. No que diz respeito as frutas, banana, maçã, mamão e melancia, no mês de julho, apresentaram alta no preço. A laranja foi a única que ficou estável na maioria dos estados.