A Embrapa Cerrados (DF) lançou minicurso online e gratuito de “Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas”, na sua plataforma de capacitações e-Campo.
O objetivo é ampliar os conhecimentos dos interessados em fruticultura tropical e como o mercado está em expansão, pois o consumo de frutas cresce ano a ano. O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas consome praticamente tudo que cultiva. Há grande demanda externa pela diversidade das frutas plantadas no país, uma oportunidade para o produtor rural.
Curso de mercado e comercialização de frutas
A capacitação tem carga horária de 8 horas, sendo ministrado pela pesquisadora da Embrapa Cerrados, Ana Maria Costa, especialista em fruticultura, que traz informações para a elaboração de um plano de negócios para acesso aos mercados de frutas frescas e processadas.
Nos quatro módulos, o minicurso mostra como identificar as variáveis no planejamento do negócio para comercialização de frutas frescas e processadas, as limitações e oportunidades envolvidas no planejamento do negócio na propriedade e as características dos tipos de mercado – convencional, orgânicos e agroecológicos.
Além disso, o aluno vai aprender a diferenciar os tipos de comercialização direta e intermediada e as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA).
Inscrições
O curso é voltado para produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes. As inscrições podem ser feitas no link https://e-campo.sede.embrapa.br/curso/fruticultura-tropical-mercado-e-comercializaco-de-frutas-frescas-e-processadas.
Na plataforma e-Campo, a Embrapa Cerrados oferta minicursos sobre produção de maracujás, pitayas, goiaba, manga e abacate.