O projeto Aterrisagem com Foco em E-Commerce foi lançado nesta quarta-feira (22) para capacitar empreendedores rurais para a exportação online por meio de comércio eletrônico. A iniciativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A ideia busca apoiar e preparar empresários brasileiros para os mercados da China, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, diversificando assim as exportações do agro.
Projeto para exportação exportação online
Segundo o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, esse projeto é um serviço que conseguirá unir o melhor de todos os fornecedores com o que o Agro.BR sabe fazer de melhor, que é preparar o produtor rural para o mercado externo. O objetivo é que a jornada que começa agora termine em muitos negócios no próximo ano.
Entre as vantagens do projeto se destacam a maior visibilidade da marca e maior alcance, sendo mais um canal de venda internacional com um menor custo do que a abertura de uma loja física em outros países. Além disso, é mais fácil mensurar e analisar o comportamento do cliente e os insights valiosos do consumidor.
O projeto terá foco em setores de alimentos e bebidas atendidos pelo Projeto Agro.BR. São eles, os cafés especiais, frutas e derivados, mel e derivados, noz, castanhas, especiarias, erva mate e chás, cacau e derivados, alimentos saudáveis e bebidas alcóolicas.
Haverá cinco fases, com seleção de empresas em cada uma delas. A primeira fase acontecerá com 90 produtores rurais que passarão por capacitações, consultorias e avaliações. A expectativa é que ao final das etapas, 50 produtores rurais estejam prontos para empreender no e-commerce internacional.
Na última fase serão montados grupos de empresários, que serão direcionados para o time da ApexBrasil para que iniciem a participação em plataformas de comércio internacional de acordo com o seu perfil.
Os produtores rurais serão inclusos nesse mercado e terão possibilidades de novos clientes e negócios. A ApexBrasil trabalha com várias plataformas como a Alibaba, que atua em 190 países, a Amazon e a Tmall, e recentemente a Shoppee.
Inscrições
Os interessados poderão preencher formulário de inscrição até o dia 15 de dezembro no site do Sistema CNA/Senar. Veja o regulamento e saiba mais sobre o projeto Aterrisagem com Foco em E-Commerce.