As exportações do agronegócio somaram US$ 13,48 bilhões em novembro deste ano no país. Segundo o Ministério da Agricultura, o valor ficou 8,27% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Já no acumulado do ano, as exportações registraram US$ 153,0 bilhões, no que representa um crescimento de 3,6%.
Fatores que contribuíram para o aumento das exportações do agronegócio
Com base no Ministério da Agricultura, o resultado é devido a safra de grãos colhida neste ano, na qual o resultado reflete no aumento de 19,2% no volume embarcado, já que o preço médio das exportações do setor recuou 6,9% no último mês.
A safra recorde de grãos 2022/2023 possibilitou o aumento do volume exportado pelo Brasil. Em 2023, até o mês de novembro, o Brasil já exportou praticamente 180 milhões de toneladas diretas de grãos ou 56% da safra total, que foi de 319,97 milhões de toneladas.
Conforme o levantamento, a soja em grão, açúcar de cana, farelo de soja e a carne bovina, foram os produtos que mais contribuíram para o crescimento das exportações no mês.
Já as exportações de soja em grãos, o principal destaque, atingiram volume de 5,20 milhões de toneladas. Esta quantidade embarcada foi 105,8% superior que no mesmo período do ano passado.