De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta sexta-feira (5/8), o Brasil ainda poderá exportar milho para a China neste ano de 2022. Os grãos exportados são referentes a safra 2021/2022.
Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, a informação foi transmitida durante uma reunião com representantes do setor produtivo, em Brasília, no Distrito Federal.
Protocolo de exportações entre Brasil e China
Na ocasião o ministro Marcos Montes, responsável pelo Mapa, ressaltou que existe a possibilidade de alterações no protocolo de exportação. Durante sua participação em eventos voltados para o agronegócio, em, São Paulo, o ministro afirmou que a necessidade dos chineses pelo milho brasileiro é imediata.
Com a urgência na demanda, há também um avanço nas discussões pelos representantes e corpos técnicos do governo brasileiro e chinês. Em entrevista concedida no fim de julho, durante sua participação na Global Agribusiness Forum (GAF), montes disse:
“É possível reajustar pela grande produção que nós tivemos. O que estamos discutindo é se a gente consegue exportar da safra atual. E eles querem, e querem imediatamente”.
No mesmo evento, o diretor-executivo da Abramilho, destacou que uma alteração do protocolo seria possível, mesmo considerando, até aquele momento, ser mais provável que os embarques ficassem mesmo para o próximo ano.