O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma dos bens e serviços produzidos, cresceu 2,5% em fevereiro deste ano com relação a janeiro, impulsionado pela agropecuária, segundo dados do Monitor do PIB, divulgado na quarta-feira (3/5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
PIB impulsionado pela agropecuária
A atividade econômica do país cresceu 2,7% na comparação com fevereiro de 2022. Segundo Juliana Trece, coordenadora da pesquisa pela FGV, o grande avanço do PIB se deu, principalmente por conta da agropecuária. Mas, os setores de indústria e serviços também cresceram na comparação com janeiro.
“O expressivo desempenho agrícola, justificado principalmente pela safra recorde de soja e sua elevada participação no valor adicionado da agricultura, é o grande destaque da economia no mês. Com a maior parte da colheita de soja sendo realizada nos meses de fevereiro, março e abril, este resultado sugere persistência do bom desempenho econômico no início do ano”, afirma em nota oficial divulgado no portal da entidade.
Crescimento no trimestre
No trimestre móvel encerrado em fevereiro de 2023, o PIB também cresceu 2,7% frente ao mesmo período do ano anterior, por conta do crescimento do consumo das famílias de 4,4%, que foi o principal responsável pelo avanço, por conta do maior consumo de serviços e de produtos não duráveis, especialmente alimentício e de combustíveis.
O PIB cresceu também por conta da alta de 2,4% na Formação bruta de capital fixo (FBCF), que é a medida de investimentos do PIB, no trimestre móvel encerrado em fevereiro deste ano.
A exportação de bens e serviços cresceu 0,2% no trimestre móvel que acabou fevereiro, com bens de capital e de serviços. Todos os demais segmentos apresentaram significativa piora no trimestre, inclusive da queda na exportação de produtos agropecuários e a de bens intermediários.
Já a importação de bens e serviços, cresceu 1,6% no trimestre móvel que terminou fevereiro, com destaque para importação de serviços e de bens de capital, que está em desaceleração.
PIB em valores
Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 1,829 trilhão no primeiro bimestre de 2023, em valores correntes. E a taxa de investimento da economia em fevereiro de 2023 foi de 16,6%.
O PIB-FGV
O Monitor do PIB-FGV estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e em valor, buscando prover a sociedade um indicador mensal do PIB, usando como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE.
- Tecnologia: Inteligência artificial estima pegada de carbono em lavouras