A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está organizando uma série de encontros regionais para levantar as principais propostas do setor agrícola e pecuário para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025.
Os encontros contarão com a participação de federações, sindicatos, entidades setoriais e produtores rurais. A Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA será responsável por coordenar os debates em todas as cinco regiões do país.
O primeiro encontro está programado para ocorrer nesta terça-feira (27/2), na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em Curitiba.
A pauta abrangerá propostas relacionadas ao crédito rural, políticas de apoio à comercialização, mercado de capitais e instrumentos de gestão de risco.
O objetivo dos encontros é discutir propostas específicas dos produtores que atendam às necessidades e particularidades de cada região, tanto a curto quanto a longo prazo. Além disso, busca-se consolidar as contribuições que serão encaminhadas para a formulação do próximo Plano Safra.
Propostas do Plano Safra 2024/2025 serão analisadas
Após os encontros, todas as propostas serão reunidas em um documento que será entregue ao Ministério da Agricultura e outras autoridades do governo federal. O documento servirá como uma contribuição importante para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025.
Os debates das demais regiões também já estão programados. A região Norte terá seu encontro em Porto Velho (RO) no dia 6 de julho, enquanto a região Centro Oeste realizará seu encontro em Campo Grande (MS) no dia 8 de julho.
O encontro da região Nordeste está marcado para o dia 15 de julho em Teixeira de Freitas (BA). As demandas da região Sudeste serão levantadas em São Paulo (SP) e do Matopiba em Balsas (MA), mas as datas específicas ainda serão divulgadas.