O Extra Virgin Olive Oils (EVOO) classifica os 100 melhores produtores de azeite no mundo (Word Ranking 2022). Entre eles estão quatro olivícolas brasileiras. A primeira posição do ranking é ocupada por uma empresa Argentina, a Olivicola Laur, localizada na região de Maipú.
A empresa foi pioneira na implantação de oliveiras em Mendoza e também na indústria do azeite. Fundada em 1889, a empresa pertence à família Millán e conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo, ficando à frente de países como Espanha, Portugal, Turquia, Itália, Tunísia e Brasil.
O EVOO World Ranking é uma classificação sem fins lucrativos , criada para promover azeites extra virgens mais premiados no mundo, que tenham participado de concursos realizados durante o ano em todo o mundo, reconhecidos pelo EVOOWR.
As provas dos concursos são realizadas às cegas, por júris internacionais especializados. Os eventos que serão considerados para a elaboração do ranking são divulgados sempre no início do ano.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Olivícolas brasileiras
O Brasil tem quatro produtores no Word Ranking 2022 do azeite. No 22º lugar, está a produtora Prosperato, localizada no Rio Grande do Sul. O 59º é ocupado pela Estância das Oliveiras, em São Paulo. As outras duas produtoras que figuram o ranking estão na 65ª e 91ª posição, sendo a Lagar Agroindústria e a Verde Louro, ambas localizadas no Rio Grande do Sul.
Ranking das 10 melhores do mundo
- Olive Farm Laur – Argentina
- Galo Mundial – Portugal
- Almazaras de la Subbetica – Espanha
- Nova Vera Gida – Turquia
- Adonis Olive Oil – Tunes
- Mediterre Eroffod SA – Grécia
- Domecico Manca SPA – Itália
- Aceites Oro Bailen Galgon – Espanha
- Agricultura Helênica – Grécia
- Melissa Kikizas Terra Creta – Grécia
Com informações da Forbes