O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre a chegada de uma nova frente fria que deve atingir várias regiões do Brasil nas próximas semanas.
O fenômeno será acompanhado por chuvas fortes, ventos intensos e sensação térmica ainda mais baixa, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
Frente fria

No Sul, os primeiros dias da semana serão marcados por um declínio expressivo na temperatura, com registros abaixo dos 10 °C durante as madrugadas.
Além disso, ainda existe ainda a possibilidade de formação de geadas entre segunda (7) e quarta-feira (9). O frio deve permanecer, com temperaturas inferiores à média histórica para este período do ano.
Já no Sudeste, a atuação da frente fria também será sentida e a partir desta segunda, estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem registrar mínimas mais frias, principalmente à noite. Nas áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira, os termômetros podem marcar cerca de 12 °C.

Essa massa de ar frio também deve ser acompanhada por ventos de origem polar, que devem intensificar a sensação de frio em estados como Paraná, Santa Catarina, São Paulo e em partes do Rio de Janeiro.
Ao longo da semana, o clima deve passar por rápidas mudanças, com possibilidade de chuva em algumas áreas do Sudeste, especialmente entre terça (8) e quarta-feira (9). No Sul, as instabilidades tendem a diminuir a partir de quinta-feira (10), mas o frio continuará presente.
- Tecnoshow Comigo 2025: feira movimenta o agro em Goiás nesta semana