O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, para uma onda de calor para os próximos dias pelo interior do Brasil.
O aviso meteorológico de nível amarelo (perigo potencial) de altas temperaturas abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país e é válido até, pelo menos, esta sexta-feira (10).
Onda de calor no Brasil
Segundo o Inmet, o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que, as temperaturas máximas ficarão 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.
O forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, mas a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.
A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.
Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias.
Altas temperaturas em meses consecutivos
Nos últimos meses, o Inmet vem realizando uma análise meteorológica específica para o Brasil, que indica que as temperaturas ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro.
Dentre os quatro meses consecutivos mais quentes deste ano, setembro apresentou o maior desvio desde 1961, com 1,6ºC acima da climatologia de 1991/2020 (média histórica).
Em 2023, os meses citados foram marcados por calor extremo em grande parte do País e eventos de onda de calor, reflexo dos impactos do fenômeno El Niño, que tende a favorecer o aumento da temperatura em várias regiões do planeta.
Além disso, outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, como o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos. Desta forma, o cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde da década 60.