O I Encontro Goiano de Apicultura acontece no dia 22 de março, no Sindicato Rural de Anápolis, região central de Goiás, apresentará palestras com informações sobre mercado, legislação, manejo e casos de sucesso da atividade, voltado para apicultores ou para pessoas interessadas em ingressar nesse segmento.
O evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) traz entre as atrações também o lançamento da realidade virtual nos cursos de apicultura da entidade, onde pela tecnologia, os alunos poderão entrar em um apiário, familiarizando o contato para o manejo presencial. Além disso, será ofertada oportunidades de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Programação do Encontro de Apicultura
A apicultura é a criação de abelhas das espécies do gênero Apis para a produção mel e própolis. A mais popular no Brasil é a Apis mellifera ou abelha-europeia, mas a abelha-africana também é comum nas criações nacionais.
A programação que começa às 9h com café da manhã, abordará logo no início o lançamento da realidade virtual em apicultura; seguida da primeira palestra às 10h40 sobre o programa AgroBr: Exportação de Mel.
Na sequência, haverá uma mesa redonda com perguntas com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) sobre regulamentação da apicultura, com palestras sobre o panorama da Apicultura no Estado de Goiás e Regularização de Apiário.
Após a pausa para o almoço e demonstração da realidade virtual, haverá apresentação dos Casos de sucesso do Senar Goiás na área de Apicultura, seguida de palestra sobre o Apiário Altamira com o professor Afonso Odério e fechando com mais uma mostra da realidade virtual, que ficará disponível em cinco estações de experimentação.
Inscrições
As vagas são limitadas. Inscrições gratuitas pelo site https://sistemafaeg.com.br/eventos. Quem não conseguir a vaga para o evento presencial, poderá acompanhar online pelo canal https://www.youtube.com/sistemafaeg.
Apicultura no Brasil
Segundo dados do Atlas da Apicultura no Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), o país conta com mais de 2 milhões de colmeias, espalhadas em mais de 100 mil estabelecimentos em todos os estados.
O mercado de mel e derivados no Brasil, segundo o Atlas, o país alcançou em 2022 uma produção de mais de 60 mil toneladas, sendo os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Piauí os destaques. No mesmo ano, mais de 60% desse total foi exportado, cerca de 36 mil toneladas.
Cursos de Apicultura
Cursos presenciais
O Senar Goiás oferece cursos presenciais e gratuitos de apicultura como Apicultura Básica, que ensina sobre a biologia da abelha , comportamento, equipamentos, implantação de apiários , manejo, cadeia do mel, análise financeira e viabilidade. Veja datas de turmas em aberto nos sindicatos rurais do estado em https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/apicultura-basica.
Outro curso presencial é o de Apicultura Avançada, que aborda manejo em safra e entressafra, extração do mel, os produtos apícolas, anatomia e fisiologia das abelhas, processamento de cera e própolis. Também há turmas disponíveis nos sindicatos rurais do estado, para ver as datas acesse https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/apicultura-avancada.
Cursos online
Há ainda o curso online de Boas práticas na fabricação de mel e outros produtos de abelhas, que trata noções básicas de apicultura, características e requisitos do mel, produção dentro da lei e outros produtos de abelhas. Matrículas podem ser feitas em https://ead.senargo.org.br/curso/boas-praticas-na-fabricacao-de-mel-e-outros-produtos-de-abelhas.
O Senar Nacional, ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), oferece também curso online na área de Manejo Produtivo da Apicultura, que explica sobre a localização do apiário, gestão das atividades apícolas, manejo das colmeias e associativismo. Os interessados podem se inscrever em https://ead.senar.org.br/cursos/manejo-produtivo-na-apicultura.
- Declaração do Imposto de Renda: Entenda as obrigações fiscais do produtor rural