O assunto do Podcast Agro2, da terça-feira (28/3), é sobre a importância do planejamento tributário para pagar menos impostos no negócio rural. O produtor sempre teve que lidar com muitas taxas e impostos para continuar a atividade agropecuária no Brasil.
ICMS, ITR, Funrural e tantos outros. Tributos que incidem sobre o lucro, a produção, a atividade comercial, o patrimônio, a renda e outras situações. O planejamento tributário é uma ferramenta que vai auxiliar o produtor a otimizar e reduzir os impostos sobre a propriedade rural, para garantir segurança e economia.
Com o planejamento tributário, o produtor rural consegue organizar a atividade, corre menos riscos de perder datas vencimento, pois acompanha o pagamento dos tributos com maior eficiência, além de fazer o recolhimento desses impostos na hora certa, que vai implicar em valores justos e não indevidos. E no final das contas, com economia terá mais lucratividade.
-
Declaração do Imposto de Renda: Entenda as obrigações fiscais do produtor rural
Podcast Agro2: planejamento para pagar menos impostos
E o nosso bate-papo do podcast Agro2, no episódio da terça-feira (28/3), é sobre esse assunto, com os convidados Marciel Augusto Raimundo Lima, que é advogado tributarista, contador e palestrante e Gustavo Henrique Carles, gerente de contabilidade do Senar Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
De acordo com Marciel Augusto, por falta de conhecimento muitos produtores pagam impostos indevidos, sem aproveitar os incentivos fiscais dados ao agronegócio e isso vai consumir parte do lucro da atividade rural.
“Pagar menos impostos começa no comprar um produto e solicitar a nota fiscal, que ajuda a ter organização e saber a despesa de custeio e investimento da atividade rural, que tem incentivos e precisa saber usar. O produtor tem que buscar orientação de um profissional, para saber a melhor hora de comprar um insumo, vender um produto, se é melhor eu exercer a atividade rural na pessoa física ou na pessoa jurídica”, pontua.
O Sistema Faeg Senar em parceria com outras entidades oferece um Seminário que ensina contadores, advogados e produtores rurais os aspectos específicos da tributação e contabilidade no agronegócio.
“O contador precisa fazer a gestão patrimonial, da economia do empreendedor que é o produtor rural. Tem que ter aproximação do produtor com o contador, do serviço que ele presta, seja para pequeno, médio ou grande produtor. A ideia é antecipar as informações da atividade rural para o profissional conseguir orientar e auxiliar o produtor a pagar tributos justos”, analisa Gustavo Henrique Carles, gerente de contabilidade do Senar Goiás.
O episódio está no ar no nosso Canal do YouTube e nas principais plataformas de podcasts. A apresentação fica por conta dos nossos hosts Pedro Maia e Janaina Honorato.
- Comércio Exterior: Veja como são formados os preços dos produtos para exportação