O governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) empossou em cerimônia, nesta segunda-feira (22/5), no Auditório Mauro Borges, em Goiânia, José Ricardo Caixeta, como novo presidente da Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária) e como titular da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia.
Durante seu discurso, o governador destacou as responsabilidades dos atuais gestores das duas entidades. Ressaltou a estrutura da Emater que dá condições para avanço, inclusive tecnológico, da agricultura familiar em Goiás e o trabalho de vigilância preventivo da Agrodefesa em proteger a avicultura goiana contra a gripe aviária, que já tem casos em aves silvestres no Brasil.
“Trabalhar de forma conjunta com total apoio do governo, para que cada vez mais Goiás seja referência na produção, na produtividade por hectare e, ao mesmo tempo pela qualidade sanitária dos nossos produtos. Tá aí a responsabilidade de vocês, arregacem as mangas pra valer e vamos continuar trabalhando pra Goiás continuar nessa curva ascendente”, disse Caiado.
Reforço na defesa sanitária pela Agrodefesa
José Ricardo Caixeta ressaltou em sua fala que vai trabalhar para aprimorar a defesa agropecuária de Goiás, inclusive contra a gripe aviária.
“Nessa nova missão junto com a Agrodefesa, me empenharei em aprimorar e avançar a defesa sanitária de Goiás, considerando os novos desafios, exemplo da Influenza Aviária, pauta essa que é estratégica do ponto de vista econômico, considerando que nossos produtos acessam mercados em vários países”.
Além disso, reforçou que o trabalho passará pela conscientização do produtor rural sobre a importância da prevenção da doença.
“Como primeiro projeto aproveito também para anunciar a implementação de uma política efetiva de educação sanitária, voltada para a orientação dos produtores rurais e é preciso difundir que a ideia de que a execução da sanidade nas propriedades rurais parte do produtor, é ele o grande executor das medidas de biosseguridade, assim precisa valorizar e compreender o que isso siginifica para a saúde pública, como também para o seu mercado e atividade, com reflexo no resultado técnico e financeiro”, afirma Caixeta.
- Defesa Agropecuária: Mapa confirma mais dois casos de gripe aviária no Brasil
Investimentos na agricultura familiar pela Emater
Rafael Gouveia afirmou em seu discurso que vai trabalhar para impulsionar a agricultura familiar de Goiás, levando dignidade e condições para agricultor produzir com qualidade.
“A Emater atende a agricultura familiar do nosso estado. Das propriedades rurais de Goiás, 63% é composta pela agricultura familiar, a agricultura familiar emprega quase 50% da mão de obra do trabalhador do campo. E o nosso desejo agora como presidente da Emater, é nós alcançarmos cada vez mais o agricultor familiar, essas famílias para dar a elas condições de produzir com qualidade, para que nós possamos alimentar o estado de Goiás e todos os goianos”.
Ele assegurou que entre os investimentos está na comercialização dos produtos do agricultor familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“O nosso comprometimento com o PAA, o programa de aquisição de alimentos com recursos oriundos do Fundo Protege Goiás. Para esse ano serão 12 milhões de reais que nos estaremos investindo nessas famílias, principalmente em vulnerabilidade social. A Emater fazendo esse trabalho de aquisição junto a agricultura familiar e depois a OVG [Organização das Voluntárias de Goiás] fazendo a entrega as entidades filantrópicas”, destaca Gouveia.
Agricultura Familiar: Programa de Aquisição de Alimentos é retomado para fortalecer agricultura familiar
Perfil dos novos presidentes da Agrodefesa e Emater
José Ricardo Caixeta
José Ricardo é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Gestão do Agronegócio e em Bovinocultura Leiteira, ambas pela Rehagro/Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).
Produtor rural, trabalhou como médico veterinário em empresas da área e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), além de ter participação ativa em atividades classistas do Sindicato Rural de Anápolis. Desde junho de 2019, atuava como superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás).
Rafael Gouveia
Rafael Gouveia é natural de Goiânia, tem 32 anos, é empresário, produtor rural, pastor e líder de jovens da Assembleia de Deus, Ministério Vila Nova.Foi diretor de Fomento ao Empreendedorismo no município de Aparecida de Goiânia; trabalhou como assessor do Procon de Goiânia e realizou assessoria parlamentar.
Foi deputado estadual em Goiás em mandato de 2018 a 2022. Em 2022, disputou eleição a deputado federal por Goiás, ficando como 1º suplente, tendo mais de 50 mil votos. É atual filiado ao partido Republicanos-GO, que o indicou para presidir a Emater.