O tomate é um fruto muito usado em saladas, molhos e extratos, podendo ser servido, inclusive, puro e cru. Sendo um dos alimentos mais versáteis na alimentação dos brasileiros, dele se aproveita tudo: polpa, casca e semente.
Dentre os benefícios da inclusão do tomate na alimentação está a melhora da visão, o fortalecimento dos ossos, por causa da vitamina D, além da prevenção ao câncer. Para torná-lo ainda mais versátil, pesquisadores portugueses desenvolveram um filme plástico a base do tomate.
- Agricultura: Produção de grãos na safra 2022/23 pode chegar a 308 milhões de toneladas, estima Conab
Pesquisadores do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior de Agronomia, descobriram, através de pesquisas recentes, que é possível usar o tomate na fabricação de plástico, especificamente a película ou filme aderente.
Benefícios do plástico filme feito de tomate
Os desenvolvedores explicam que o filme fabricado através das propriedades do cultivo tem a mesma serventia que os tradicionais filmes plásticos. Deste modo, servem para embalar alimentos, sendo usado também em procedimentos estéticos.
O produto, que é feito com a pele do tomate, pode ser uma alternativa promissora para eliminar milhares de toneladas de plástico, uma vez que a inovação é biodegradável. O projeto se encontra em fase de teste e ainda aguarda investidores.