Um relatório publicado pelo IMARC Group, titulado de “Tamanho do mercado de robôs agrícolas: tendências globais da indústria, participação, tamanho, crescimento, oportunidade e previsão de 2021-2026″ (nome traduzido em português), o mercado de robôs agrícolas deve crescer 25,5% ao ano até 2026 e saltar dos atuais R$ 29,9 bilhões para R$ 116,82 bilhões.
De acordo com o grupo, a previsão do crescimento do mercado de robôs agrícolas é motivado por vários fatores, entre eles está a substituição dos processos agrícolas convencionais pelas máquinas modernas e robótica, mudança motivada pela crescente demanda por produtos agrícolas em todo o mundo.
Em contraste com o alto custo da mão-de-obra humana e a escassez de trabalhadores qualificados, a mecanização no setor agrícola é uma alternativa para melhorar a produtividade e gerar mais dinheiro.
É importante ressaltar que a adoção de robôs equipados com GPS, sensores e a integração de dispositivos baseados em Inteligência Artificial, estão atuando como importantes fatores no mercado da agricultura.
O uso de robôs agrícolas aumentam a produtividade da colheita
Os robôs agrícolas são máquinas autônomas utilizadas para melhorar a qualidade e eficiência do rendimento, reduzindo a dependência do trabalho manual, aumentando a produtividade geral da colheita e a sustentabilidade.
Isso significa que os robôs são equipados principalmente com sensores, softwares e ferramentas para realizar quase todos os tipos de atividades, como o plantio, controle de ervas daninhas, colheita, coleta de dados aéreos, fertilização e irrigação, análise de solo, monitoramento ambiental entre outras.
Máquinas também podem ser usadas na pecuária
Além de seu uso na agricultura os robôs também são usados na pecuária. Entre suas funções estão o monitoramento, a alimentação, lavar e ordenhar rebanhos leiteiros, de corte, aves e suínos.
Ainda segundo o relatório da IMARC Group, nos próximos anos espera-se um maior crescimento de vários fabricantes em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a introdução de uma nova geração de robôs agrícolas.
*Informações via Canal Rural