O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Passaporte Agro, uma plataforma voltada para apoiar exportadores brasileiros na entrada em mercados internacionais recém-abertos.
Desenvolvida pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, a ferramenta reúne informações estratégicas para facilitar a inserção dos produtos brasileiros no comércio exterior.
O que é o Passaporte Agro?
Com atualizações contínuas à medida que novos mercados são abertos, o Passaporte Agro oferece orientações detalhadas sobre registro de produtos, diretrizes alfandegárias, listas de potenciais compradores e análises mercadológicas.
O objetivo é reduzir barreiras operacionais e garantir que empresas, especialmente aquelas com menos experiência no setor, possam exportar de forma estruturada e segura.
Além disso, o Passaporte Agro complementa o AgroInsights, ampliando o portfólio de serviços oferecidos pelo Mapa para impulsionar as exportações.
- Plano Safra 24/25: Produtores rurais terão bonificação nas operações de custeio de práticas sustentáveis
Inicialmente, a plataforma será disponibilizada para associações que representam os setores produtivos beneficiados pelas novas aberturas comerciais.
A iniciativa também se soma a outras ações promovidas por entidades como ApexBrasil, MDIC e MRE, reforçando o compromisso do governo em não apenas abrir mercados, mas também transformar essas oportunidades em negócios concretos para os produtores brasileiros.
“O Passaporte Agro e o AgroInsights são respostas diretas às demandas do setor produtivo e exportador brasileiro, desenvolvidas após um período de escuta ativa com os principais atores do agronegócio. Com essas ferramentas, não apenas abrimos mercados, mas garantimos que exportadores e produtores tenham acesso a informações estratégicas para aproveitá-los de forma eficiente e competitiva, conhecendo a real dimensão das novas oportunidades comerciais”, destacou o ministro Carlos Fávaro.