Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em âmbito mundial, o Brasil se encontra em segundo lugar no ranking de maiores produtores de mamão. Desta forma, a agricultura brasileira colhe cerca 1,5 milhão de toneladas do fruto anualmente.
Sendo um alimento popular entre os brasileiros, o cultivo de mamão pode ser feito em todo território nacional, tendo uma produção maior na Bahia, Espírito Santo e Pará. Sendo um cultivo fácil e com amplo mercado, separamos algumas dicas práticas de manejo para aumentar a produtividade da safra.
Dicas para aumentar a produtividade do cultivo de mamão
1. Escolha a cultivar mais adequada
Os dois tipos de mamoeiros mais cultivados no Brasil são o solo e o formosa, onde cada um possuem características diferentes. A principal forma de diferenciar os dois tipos de fruto é através do peso e tamanho, onde o grupo solo possui em média 500 gramas e o formosa pesa cerca de um quilo. O mamão solo também é popularmente conhecido como Havaí, Papaya ou Amazônia.
2. As melhores condições para plantar
Apesar de poder ser cultivado na maior parte do Brasil, o produtor de mamão deve se atentar ao clima e condições climáticas do local onde será feito o plantio. Isto porque trata-se de um fruto tropical e que necessita de um volume de chuvas bem distribuído. A temperatura ideal para o cultivo varia entre 22ºC e 26ºC, com precipitação média de 1.800 a 2.000 milímetros por ano.
Recomenda-se que o cultivo não seja feito em regiões onde a temperatura fique abaixo dos 15ºC, pois pode atrapalhar o desenvolvimento do mamoeiro, interferindo diretamente no florescimento e maturação do fruto. Além de produzir um mamão de baixa qualidade.
3. Preparo do solo
Para aumentar a produtividade do solo e ter certeza de que este fornecerá os nutrientes necessários para que o mamoeiro se desenvolva da forma como tem que ser, a recomendação é de que se faça um estudo do solo, com a intenção de saber quais sãos os nutrientes que precisam ser repostos.
A partir deste estudo é indicado que o solo passe por uma processo de adubação de acordo com as necessidades apresentadas pelo estudo. A adubação deve ser feita uma vez por mês ou com intervalos de dois meses. Outra dica é usar adubos orgânicos, pois este consegue potencializar o resultado do mamoeiro.
4 . Produção de sementes
Aqui encontra-se uma das diferenças entre o mamão solo e o formosa. O plantio do grupo solo pode ser realizado através da semeadura feita pelo próprio produtor rural. Já o grupo formoso exige que o produtor adquira sementes de empresas especializadas na produção de sementes de mamão, tendo em vista que trata-se de um fruto híbrido.
5 . Como realizar o plantio
A semeadura deve ser feita com três sementes, colocadas em um saco de polietileno, devem ser inseridos no substrato. A germinação acontece certa de 15 dias depois. Após o surgimento da planta, o produtor deve utilizar apenas aquela que se desenvolveu melhor. Quando for realizar o transplante de mudas, a recomendação é de que se faça em fileiras e que haja um espaçamento de 1,80 a 2,5 metros entre as mudas. Já as fileiras devem apresentar um espaçamento de 3 a 4 metros entre si.
6. Controle de pragas
Manter pragas e doenças afastadas do mamoeiro é de suma importância para garantir a qualidade do fruto e sucesso da produção. Desta forma o produtor deve ficar atento e realizar uma vistoria semanal, afim de perceber pragas e doenças. Caso seja identificada alguma planta nesta condição, a recomendação é de que esta seja retirada. Dentre as doenças que mais prejudicam o cultivo estão a mancha anelar e a meleira .
7. Manejo da irrigação
Desde que tenha um sistema de irrigação previamente planejado e instalado, o mamoeiro pode ser cultivado em qualquer época do ano. Todavia, se o produtor não tiver um sistema de irrigação à seu dispor, recomenda-se que o plantio seja feito no começo das águas.