O Brasil tem se destacado como um dos principais produtores de soja no mundo. A cada safra, novos desafios são enfrentados pelos agricultores que buscam aumentar a produtividade de soja, fomentando o setor e garantindo a competitividade internacional.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com os agricultores brasileiros que são campeões em produtividade do grão, ganhadores do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja.
Máxima produtividade
O 15º Fórum Nacional de Máxima Produtividade do CESB, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), tem como objetivo reconhecer os melhores sojicultores do país em duas categorias distintas: sequeiro e irrigado.
A edição de 2023 foi realizada em Indaiatuba, São Paulo, e contou com número recorde de 6.500 participantes, com aproximadamente 950 auditorias realizadas.
Com base nos resultados, os campeões foram anunciados por categorias e subdivididos por regiões, abrangendo o Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil.
Para efeito de comparação, o último levantamento de safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a produtividade média da soja durante a safra 2022/23 é de de 3.532 kg por hectare, o que equivale a aproximadamente 58,8 sacas de 60 kg.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Campeões em produtividade de soja no Brasil
▪️ João Antonio Gorgen
O produtor alcançou uma vitória em duas regiões distintas, sendo a categoria cultivo sequeiro/Nordeste e a categoria cultivo sequeiro/Norte. Na região Nordeste, com sua fazenda Barcelona, localizada em Riachão das Neves (BA), ele registrou a marca de 119,71 sacas por hectare. Já na região Norte, com a fazenda São Gabriel, situada em Mateiros (TO), obteve 108,63 sacas por hectare.
▪️ Moacir Griss
O sojicultor conquistou o título de vencedor na categoria cultivo sequeiro/Sul. Em sua propriedade, a fazenda Santa Cruz, localizada em Clevelândia (PR), ele alcançou uma produção de 132,83 sacas por hectare.
▪️ Caetano Polato
O produtor se destacou na categoria de cultivo sequeiro/Centro-Oeste. Em sua propriedade, a fazenda Gravataí, localizada no município de Itiquira (MT), ele alcançou uma produção de 106,01 sacas por hectare.
▪️ Norio Fujisawa
O sojicultor foi vencedor na categoria cultivo irrigado/Nacional. Pproprietário da fazenda Campos Verdes, localizada em Itapeva (SP), ele alcançou uma produção de 111,75 sacas por hectare.