O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) lançou no último sábado (11/2), o curso online e gratuito de Bioinsumos, com a proposta de ensinar o agricultor brasileiro para o uso de produtos biológicos, como opção que alia produção agropecuária rentável e a preservação do meio ambiente.
Os bioinsumos são produtos à base de microrganismos (bactérias, fungos, vírus), macrorganismos (parasitoides e predadores) ou derivados. É usado na agricultura para o crescimento de plantas, solubilização de nutrientes, manejo de pragas e doenças ou suplementação animal.
Conteúdo do curso de Bioinsumos
A capacitação é dividida em módulos como: o microbioma, a relação com bioinsumos e o desenvolvimento saudável de plantas; a legislação dos bioinsumos no Brasil e em Goiás, o uso de bioinsumos no controle biológico de doenças de plantas, de nematoides e pragas de plantas; e na promoção de crescimento de plantas.
O curso é aberto a todos as pessoas que têm interesse no assunto, mas é voltado para produtores rurais que desejam iniciar a produção de bioinsumos em suas propriedades.
“Queremos levar o conhecimento básico a profissionais do Agro que desejam se beneficiar dessa tecnologia, apresentando-lhes as ferramentas necessárias para alcançar maior rentabilidade”, explica o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
O conteúdo foi elaborado pelo Senar Goiás com a colaboração de pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, sendo contextualizada com o Programa Estadual de fomento aos Bioinsumos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa Goiás), e a Política Nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária de Goiás (Mapa).
O secretário Seapa, Tiago Mendonça, defende que os bioinsumos são a tecnologia que impacta positivamente a produção agropecuária, ajudando a baratear custos, reduzir os impactos ambientais e produzir alimentos saudáveis.
Segundo ele, Goiás inovou com o Programa Estadual de Bioinsumos, sendo pioneiro no país e que a meta da Seapa fazer do Estado o maior hub de inovação em insumos biológicos do Brasil.
Inscrições
A qualificação tem duração de 20 horas e está com matrículas abertas até 20 de fevereiro no portal https://ead.senargo.org.br/curso/bioinsumos.